Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 19 de Agosto de 2022

Zona oeste do Rio poderá ter uma UPA veterinária

Projeto de lei do deputado Coronel Jairo pede ainda farmácia popular para animais

Por Tribuna em 28/06/2022
Zona oeste do Rio poderá ter uma UPA veterinária

Uma Unidade de Pronto Atendimento Veterinária (UPA-VET) poderá ser construída na Zona Oeste do município do Rio. É o que pede o Projeto de Lei 5.823/22, de autoria do deputado Coronel Jairo (SDD), que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira (28/06), em primeira discussão.

A UPA deverá destinar-se a prestar atendimento de urgência e emergência gratuito a animais domésticos, especificamente cães e gatos, oferecendo todos os equipamentos e procedimentos necessários para o tratamento do animal, incluindo também vacinações, remédios, castração permanente, cirurgia e tratamento pós-cirúrgico.

A unidade deverá implementar ainda uma Farmácia Popular Veterinária, com objetivo de fornecer medicamentos para o tratamento de pets de propriedade de pessoas de baixa renda, protetores de animais e instituições não governamentais.

“Esse projeto é direcionado a cães e gatos que pertencem a famílias carentes, a cuidadores e a animais de ruas que são abandonados doentes, que sofrem e agonizam sem atendimento e medicamento. Tem crescido a dificuldade econômica da população e é necessário que o Poder Público também forneça atendimento de saúde aos animais, diminuindo o sofrimento dos bichos e de seus tutores, que não têm condições de pagar veterinário particular ", defende o autor, deputado Coronel Jairo.

 

 

 

Projeto de lei:

http://www3.alerj.rj.gov.br/lotus_notes/default.asp?id=144&URL=L3NjcHJvMTkyMy5uc2YvMGM1YmY1Y2RlOTU2MDFmOTAzMjU2Y2FhMDAyMzEzMWIvYjk2MDIwMzYyNDkyOTM2ZDAzMjU4ODBkMDA2YzEwOTI/T3BlbkRvY3VtZW50JkhpZ2hsaWdodD0wLDIwMjIwMzA1ODIz&amp

 

Aguarde..