Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Da Veja - Pré-candidato do PMB ao governo de São Paulo, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub promete segurança pública e uma das propostas que mais chama a atenção será o de transformar bairros, residências e até cidades paulistas em uma espécie de condomínio fechado.
“Quantos crimes existem dentro de Alphaville? Relativamente poucos. Por que a gente não pode fazer o mesmo em bairros populares, com fechamento à noite, com identificação? Isso reduz muito o crime”, disse Weintraub a VEJA, em referência a um bairro residencial de luxo e fechado, localizado em Barueri, na grande São Paulo.
O argumento usado por Weintraub para defender essa ideia são as estatísticas de criminalidade. Sempre que faz menção a essa proposta, Weintraub usa o condomínio de luxo construído na região metropolitana como uma referência. O objetivo, segundo ele, é seguir uma série de critérios técnicos e realizar consultas a moradores antes de instalar cancelas e guaritas policiais em algumas vias de acesso a esses lugares. Ele afirma que o fechamento só ocorrerá se houver o atendimento a esses parâmetros adotados pela sua gestão, tais como, por exemplo, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região.
“A gente não vai colocar policial militar para fechar bairro de rico, enquanto tiver na fila bairro classe média/baixa, ou pobre também pleiteando fechamento. O objetivo aqui é levar a segurança que você tem em Alphaville para a periferia de SP, para o pessoal que é de classe média, ou média baixa, e mesmo o pobre”, acrescentou.
O efeitos prático dessa medida, segundo Weintraub, seria garantir mais segurança a moradores de áreas mais vulneráveis, permitindo que as pessoas consigam transitar livremente pelas regiões onde moram sem se preocupar. O pré-candidato também enfatizou que o papel das guaritas e das cancelas será o de pedir a identificação de quem deseja circular pelo bairro, seja na entrada ou na saída do local.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!