Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 22 de Setembro de 2021

Você sabe o que é Marketing de emboscada?

Por Tribuna em 11/03/2021
Você sabe o que é Marketing de emboscada?

Já nos anos 90 as emissoras de TV costumavam borrar (blur effect) a logomarca de quaisquer patrocinadores que não pagassem pela divulgação de propaganda em seu canal.  O Banco do Brasil - sabendo disso - passou a distribuir camisetas grátis indistintamente para todos os torcedores que chegassem ao ginásio ou estádio para assistir as partidas de voleibol da seleção do Brasil. 

Dessa forma ficava inviável para jornais e TVs publicarem no dia seguinte a foto ou vídeo de todos os presentes com com uma imagem borrada. Sem pagar nada,  a logomarca " BB " da instituição começou a se fazer presente em todos os meios jornalísticos, fossem Impressos ou televisivos. Isso é marketing "de emboscada".

Todos nós podemos cometer aguns erros de português eventualmente. No entanto, praticamente toda a mídia finge não saber sobre o elevado nível de formação tanto dos eleitores quanto dos ministros de bolsonaro. Ciente dessa realidade,  o ministro  da educação usou de forma sublime uma tática do marketing de emboscada induzindo seus adversários a fazerem o que ele queria.

Como? A tática é ousada, mas eficaz. Sabendo que a Globo não divulga nada de positivo do governo Bolsonaro, Weintraub inovou na estratégia com um drible desconcertante. Não é raro ver eleitores comuns de Bolsonaro (como eu) postarem os feitos de ministérios com o seguinte título :

 " Isso a Globo não mostra".

Acredito que já tenham visto inúmeros posts assim,  não é ? Pois bem, para tornar público a quantidade de  ônibus escolares  entregues pelo governo Bolsonaro através do MEC para escolas rurais, ele escreveu propositalmente quatro palavras de forma errada em seu comunicado. O que a Globo fez? Mostrou o comunicado para falar dos ônibus entregues? Claro que não! Mostrou o comunicado para dizer aos quatro ventos que o ministro é um "despreparado" e não tem " nível" para ocupar o cargo. 

O que os arrogantes de sempre não perceberam é que caíram numa estilosa armadilha do ministro Weintraub, cujo intuito era mostrar à população o que o governo fez em prol dessas crianças quase sempre esquecidas. Para isso, escreveu de propósito "Passado" com "Ç" (paçado) "Hoje" sem o "H" ( oje).e com a letra "i" ao invés de "E" "Intregramos" e "Iscolares".

Ora, Weintraub é professor universitário formado pela USP e atua  como catedrático lá há muito tempo. Você acredita mesmo que ele não saiba soletrar termos tão primários e usuais? Certamente ele tem uma dose de humor em um patamar que esses esquerdistas jamais tiveram em qualquer de seus adversários.

No fim, a notícia da entrega dos ônibus foi divulgada " na marra" pela Globo que até agora não se deu conta, nem deve ter entendido ou percebido a inusitada estratégia de Xadrez de nosso ministro. Só não sabemos se - tardiamente quando entenderem a piada - vão rir ou vão chorar.

Joanilson Rodrigues

Aguarde..