Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 15 de Agosto de 2022

Um Presente para a Segurança

Por Rafael Thompson, Secretário de Estado de Governo

Por Tribuna em 14/07/2022
Um Presente para a Segurança

O Programa Segurança Presente celebra nesta semana seis meses de operação em duas das suas 42 bases estratégicas: Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e Itaboraí, na Região Metropolitana. Criadas para ampliar ações de policiamento nos dois municípios, essas unidades conquistaram em

pouco tempo a simpatia da população e alcançaram números bem impactantes na redução dos índices de criminalidade e no atendimento a pessoas em vulnerabilidade social.

Para dar dimensão ao trabalho, só em Campos, uma cidade com mais de 500 mil habitantes, os agentes do Segurança Presente conseguiram prender 66 pessoas em flagrante. Ou seja: nossos policiais chegaram no exato momento ou logo após o crime.

Quem trabalha com Segurança Pública sabe o quanto é significante a prisão em flagrante: demonstra a presença dos agentes nas ruas e nos pontos corretos. Um tiro certeiro do pessoal de Planejamento e da Inteligência.

E olha que a quantidade de pessoas conduzidas para a delegacia pelos agentes do programa chegou a quase mil no período, enquanto o serviço de atendimento social acolheu 213 pessoas.

Em Itaboraí, os números revelam uma outra face do cuidado especial dos nossos agentes com o trabalho.

Ao analisar a quantidade de pessoas detidas com mandados de prisão, nós nos surpreendemos ao verificar que policiais capturaram 34 pessoas condenadas pela Justiça, que circulavam pelas ruas livremente e, em alguns casos, com a possibilidade de cometer outros crimes. A localização destas pessoas requer muita técnica e percepção dos agentes.

Apresento estes números para demonstrar a razão de tanto sucesso do Segurança Presente, que é muito mais do que um programa de Segurança Pública. É a combinação de policiamento de proximidade, com abordagem social e desenvolvimento da cidadania.

A história mostra que não há, no mundo, uma instituição policial que alcançou ótimos resultados no combate a violência sem estar intimamente ligada à população.

Com mais de oito anos de implantação - em janeiro de 2014 o Lapa Presente foi às ruas pela primeira vez -, o Programa Segurança Presente nos apresenta um conceito moderno de policiamento, que usa a técnica policial como uma grande aliada, mas sem deixar de lado uma atuação eficaz das equipes de assistentes sociais e, o principal, o envolvimento da sociedade.

Parabéns, Segurança Presente!

Por Rafael Thompson, Secretário de Estado de Governo

Aguarde..