Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 07 de Agosto de 2022

UFRRJ debate futuro da universidade pública

Por Tribuna em 02/08/2022
UFRRJ debate futuro da universidade pública

O futuro da universidade pública foi tema de debate no auditório Paulo Freire na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na tarde dessa terça-feira (2).

Entre os participantes, o ex-reitor da Uerj, Ricardo Lodi, a professora da UFF, Cláudia Henschel, os professores da UFRRJ, Ricardo Berbara e Lúcia Valadares, além da pedagoga
Letícia Florêncio.

De acordo com Ricardo Lodi, o que vemos hoje no Brasil é a queda crescente e anual do orçamento das universidades. Um exemplo recente foi o corte de 14,5 % determinado pelo governo federal para custeio e manutenção.

"Nenhum país do mundo é governado por essa forma de austeridade seletiva   asfixiando as universidades financeiramente a partir de um projeto de esvaziamento dos direitos sociais a favor do mercado internacional", afirmou o ex-reitor da Uerj.

Segundo ele, todos os problemas orçamentários estão relacionados à Emenda 95, que instituiu o teto de gastos, que congela as despesas básicas e  passa  a transferir recursos  para o setor financeiro. Para ele, tal prática precisa ser  revogada, para que possamos garantir o investimento em educação,  saúde,  ciência e tecnologia.

"A universidade pública é o maior instrumento de combate à desigualdade social que existe no Brasil, após introdução do sistema de cotas. 

Ela inclui, promove emancipação e distribui renda", conclui Lodi.

Aguarde..