Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 04 de Julho de 2022

Uerj tem primeira mulher na direção da Faculdade de Direito após 87 anos

Por Tribuna em 09/03/2022
Uerj tem primeira mulher na direção da Faculdade de Direito após 87 anos

Num dia recheado de emoção e simbolismos, a Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) oficializou a posse da primeira mulher ao cargo de diretora, em 87 anos de história.

A cerimônia de investidura da professora Heloísa Helena Barboza e do professor Cleyson de Moraes Mello como vice-diretor aconteceu na manhã dessa terça-feira (8), no Auditório Antônio Celso Alves Pereira, com um atraso de dois anos, por conta da pandemia de Covid-19. 

“Quis o destino que essa passagem de cargo ocorresse no Dia Internacional da Mulher, para uma mulher que possui um legado, que é referência para todos nós. Isso nos faz lembrar o quanto precisamos implementar políticas públicas que visem a igualdade de direitos”, declarou o reitor Ricardo Lodi, lembrando que a Uerj instituiu várias ações nesse sentido, como o auxílio-creche, a contagem do ano de maternidade para as mães cientistas e o reconhecimento da licença maternidade para docentes e técnicas em estágio probatório.

De acordo com Heloíza Barboza, as conquistas femininas se realizam diariamente. Por isso, se torna necessário comemorar as vitorias adquiridas. “Se há algo que acredito é na educação, pública, gratuita e de qualidade. Uma das finalidades da Faculdade de Direito é apontar soluções. Nós não só estamos criando soluções, como fazendo soluções”, afirmou a professora, pesquisadora e procuradora de Justiça aposentada.

A solenidade contou com a presença do reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, dos ex-diretores Ivan Garcia e Maurício Motta, do representante dos técnicos Bernardo Mauro, bem como do pró-reitor de Graduação, Lincoln Tavares, do pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Luiz Motta, da pró-reitora de Extensão e Cultura, Claudia Gonçalves, do assessor-chefe da Reitoria, Domênico Mandarino, entre outros.

Ao final do encontro, o reitor da Uerj, Ricardo Lodi e o professor Ivan Garcia foram homenageados com uma placa comemorativa em função do trabalho realizado à frente da Faculdade de Direito, no período de 2016 a 2019. 

“Agradeço a todos por essa homenagem. Desde 1988 é no Direito que se resolvem as principais questões do Brasil. Não podemos deixar de lado nossa responsabilidade de continuar contribuindo com soluções para Universidade do Estado do Rio de Janeiro”, conclui Lodi.

Aguarde..