Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 04 de Julho de 2022

TRABALHADORES E EMPRESAS IRÃO OPINAR NA NOVA PROPOSTA PARA MODERNIZAR PORTOS

Por Tribuna em 22/12/2021
TRABALHADORES E EMPRESAS IRÃO OPINAR NA NOVA PROPOSTA PARA MODERNIZAR PORTOS

  Diante do protesto realizado por trabalhadores avulsos do Porto de Santos na última segunda-feira contra a desestatização dos serviços portuários, o deputado Júlio Lopes(Progressista) autor projeto de lei 3371, que prevê alteração na lei 12.815, a chamada Lei dos Portos, já está preparando uma nova proposta que será apresentada em fevereiro as lideranças dos trabalhadores do setor e empresários.

    - Na minha avaliação, existe a necessidade de se aprofundar nessa questão da privatização dos serviços de administração portuária. Não é novidade nenhuma para o setor que nos portos mais desenvolvidos na Europa, Estados Unidos e Ásia, os portos são autoridades públicas, as grande autoridades portuárias do mundo são públicas; não vejo motivos para o Brasil não seguir esse modelo de administração. Há muito tempo que venho tentando contribuir para a modernização das atividades dos portos, tanto que recentemente apresentei um PL nesse sentido e que foi interpretado de maneira errada pela categoria de estivadores e trabalhadores avulsos dos portos. Para evitar embates futuros, tomei a iniciativa de retirar o PL de pauta para que juntos com representantes sindicais da categoria e das empresas do setor, possamos adequar essa proposta e avançar para que seja criado um novo Sistema Portuário Brasileiro, com mais agilidade e integraçao, que criará um número maior de possibilidades para a categoria - explicou.

  Júlio garantiu ainda que a nova proposta será feita em conjunto com as três Federações Intersindicais e com as empresas. 

   - A solução final ainda está sendo construída, e irá harmonizar os dois lados com a única finalidade de crescimento do setor - disse.

Aguarde..