Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 14 de Agosto de 2022

Terreiros e Direitos vai debater religião de matrizes africanas

Por Tribuna em 20/05/2022
Terreiros e Direitos vai debater religião de matrizes africanas

O ex-reitor da UERJ, Ricardo Lodi,  participa amanhã, às 10h, no Ilê Axé Iyá Omi Yó, na Rua Dom Pedro I, no Jardim da Prata, em Magé, do debate "Terreiros e Direitos", que irá discorrer sobre a questão da cidadania e do reconhecimento das religiões de matrizes africanas. O convite partiu de Mãe Marcinha de Oxum, liderança da religião em Magé, na Baixada Fluminense, que também contará  com a presença da professora Elika Takimoto (CEFET/RJ).

- Infelizmente é cada vez maior o número de agressões aos terreiros e praticantes das religiões de matrizes africanas aqui no Rio de Janeiro, o que por lei não é mais toletado. Vamos também discutir a questão da regularização jurídica desses locais, que é de suma importância para o fortalecimento da luta pelo respeito e reconhecimento da religião por todos os setores da sociedade - disse Lodi.   

Vale destacar ainda, que apesar da Constituição garantir direitos iguais a todas as instituições religiosas, os templos de religiões de matriz africana sofrem com a desigualdade do ponto de vista social, quando são atacados e destruídos, e do ponto de vista jurídico, por não serem formalmente registrados e inscritos. Isso faz com que suas comunidades sejam extremamente limitadas, dificultando sua inserção e movimentação em todos os estados da Federação.

Aguarde..