Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 03 de Julho de 2022

SURTO: Varíola do macaco atinge 12 países e assusta o planeta

Por Tribuna em 23/05/2022
SURTO: Varíola do macaco atinge 12 países e assusta o planeta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou em seu site que “os casos da chamada ‘varíola dos macacos’ já atingem 12 países que integram a entidade, que destaca o fato de que não são endêmicos para a doença, em três diferentes regiões. Embora as investigaçõesestejam em andamento, casos relatados até o momento não estão ligados a viagens realizadas a regiões endêmicas.

Até sábado (21/05), foram 92 casos confirmados em laboratório e 28 casos suspeitos de varíola dos macacos com investigações em andamento foram relatados à OMS por 12 países integrantes e que não são endêmicos para o vírus. Nenhuma morte associada foi relatada até o momento.

Alerta aos países

Segundo a instituição, a partir das informações disponíveis atualmente pode-se perceber que os casos foram identificados principalmente (mas não de forma exclusiva) entre homens que fazem sexo com homens, que buscam atendimento na atenção primária e nas clínicas de saúde sexual.

A OMS alerta que “a situação está evoluindo”, e a expectativa é que mais casos da doença sejam registrados conforme a vigilância avança entre os países não endêmicos.

Da Editoria/Com Informações da OMS/Imagem: D24 am.

Aguarde..