Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 26 de Maio de 2022

STF anulou delação premiada de Sérgio Cabral

Por Tribuna em 28/05/2021
STF anulou delação premiada de Sérgio Cabral

Informe Tribuna

Por: Phil Thomas 

STF anulou a delação premiada de Sergio Cabral

Nesta quinta-feira, 27, o ministro Luiz Fux proferiu voto no julgamento virtual que analisa a validade da delação premiada do ex-governador do RJ, Sérgio Cabral, acatando questão preliminar suscitada pelo relator. Dessa forma, o STF formou maioria para a impossibilidade de a PF firmar acordo de colaboração sem anuência do MPF, invalidando a delação.

O placar da preliminar ficou em 6 a 4 para tornar sem feitos o acordo. No mérito, o placar está 5 a 4, pois Fux não adentrou a questão. Agora a nova onda coloca o STF surfando nas nulidades. “Já não se faz direitgo como antigamente”, provocou um procer advogado carioca.

Para entender

Em 11 de maio, a PF ao encaminhou ao STF um pedido de abertura de inquérito para investigar o ministro Dias Toffoli sob a alegação de uma suposta venda de decisão judicial. O pedido da Polícia teve como base o depoimento de colaboração premiada de Sérgio Cabral.

De acordo com a delação do ex-governador do Rio, Toffoli teria recebido R$ 4 milhões para beneficiar prefeitos do Estado do Rio de Janeiro em processos no TSE. Vale lembrar que Cabral foi condenado a mais de 300 anos, por inúmeros crimes.

O relator do pedido no Supremo é o ministro Edson Fachin que, logo depois do pedido encaminhado pela PF, remeteu a matéria ao plenário do STF.

You Tube removeu vídeos de Bolsonaro

O YouTube removeu na quarta-feira (26) mais 12 vídeos do canal oficial de Jair Bolsonaro por violação das regras de uso da plataforma, que estabelece políticas de desinformação médica sobre a Covid-19. Outros quatro vídeos do presidente já haviam sido retirados da plataforma por justificativa semelhante no final de abril, após uma atualização das políticas de uso.

A informação foi divulgada pelo G1, que afirma que em pelo menos 10 vídeos, Jair Bolsonaro fazia menções a cloroquina, medicamento sem eficiência comprovada contra o novo Coronavírus. Ao acessar as publicações no canal do presidente, o usuário é informado que “Este vídeo foi removido por violar as diretrizes da comunidade do YouTube".

EUA abre investigação para produzir relatório sobre o vírus chinês

Na quinta-feira (27), o governo de Pequim acusou os EUA de venderem “conspirações” para o mundo, reabrindo mais uma ferida diplomática entre os dois países. A equipe americana quer investigar a origem do vírus como resultado de um vazamento de um laboratório.

O pronunciamento do líder comunista se deu após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciar que o serviço de inteligência americana produziria um relatório com informações sobre a possível origem da Covid-19, o governo chinês acusou os órgãos de inteligência dos EUA de terem “uma história sombria”.

Após o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Omar Aziz (PSD-AM) negar colocar em votação um requerimento de convocação do pastor Silas Malafaia, o religioso foi às redes sociais e chamou o senador de “arregão”. O requerimento teve origem após o senador Flávio Bolsonaro afirmar, durante sessão da CPI, que Mafalaia atuou como conselheiro do presidente Jair Bolsonaro.

O requerimento foi apresentado por Marcos Rogério (DEM-RO), mas descartado por Aziz. O presidente da CPI disse ter um respeito “muito grande” por Malafaia e o chamou de “líder espiritual muito forte”.

Por causa da China a carne é comercializada a preço de ouro

Os preços da carne bovina estão em disparada em todo o mundo, tirando a proteína dos cardápios de Buenos Aires  cidade conhecida por seu amor ao bife – e prejudicando os churrascos de verão nos Estados Unidos, em meio a um aumento das importações pela China e à alta nos custos da ração animal.

A alta nos preços da carne bovina tem sido desencadeada pelo aumento na demanda chinesa, pela oferta limitada de gado em alguns países, por uma escassez de mão-de-obra nos frigoríficos e pelo salto nos custos com ração. A tendência está começando a sacudir os mercados fornecedores e a impactar políticas para o setor.

Em 17 de maio, a Argentina, segunda maior fornecedora de carne bovina da China – atrás apenas do Brasil -, interrompeu seus embarques por um mês para tentar conter o aumento da inflação. O país culpou a demanda asiática pela redução das ofertas, que fez com que os preços domésticos subissem.

 Tribunal de Contas do Distrito Federal é investigado

A Polícia Federal (PF) deflagrou na quarta-feira (26) a Operação Pacare, que apura crimes contra a administração pública cometidos no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).São investigadas sete pessoas, que são suspeitas de ilícitos como peculato, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e falsidade ideológica.

“As investigações apuram desde o pagamento e/ou recebimento de vantagens indevidas para a quitação de empenhos sem as observâncias dos requisitos legais até suposta intermediação e patrocínio de interesse privado junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal”, disse a PF, em nota.

Ao todo são cumpridos oito mandados de busca e apreensão no DF. As diligências foram autorizadas pelo ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde tramitam dois inquéritos criminais sigilosos ligados à operação. A conselheira Anilcéia Luzia Machado, atual corregedora do TCDF, é um dos alvos da investigação

Anitta emplaca música “Furiosa” na série “Velozes e Furiosos 9”

O filme "Velozes e Furiosos 9" será todo especial para os brasileiros e fãns da Anitta. É que uma das músicas da cantora foi escolhida para a trilha sonora da produção. Por traz da novidade está a nova assessoria da cantora colocando energia suficiente para impulsionar ainda mais a talentosa intérprete.

O título é "Furiosa", canção que já está na sua lista de preferidas. Na quinta-feira (27), o perfil oficial do filme no Twitter fez uma publicação sobre as mulheres do filme, na qual é possível ouvir um trecho da música ao fundo. A previsão é que o filme estréie no dia 22 de julho no Brasil. Nos Estados Unidos, ele deve chegar quase um mês antes, no dia 25 de junho. 

Dólar

O dólar recuou 1,08% contra o real na sessão, retornando para a faixa de R$ 5,25, menor patamar em mais de duas semanas. A moeda brasileira liderou com folga os ganhos nos mercados globais de câmbio, em meio à fraqueza geral do dólar e contínuo ingresso de recursos de exportadores.

Ibovespa

O Ibovespa terminou em alta de 0,30% aos 124.366 pontos o pregão da quinta-feira (27), com apetite por riscos do mercado sustentado por dados divulgados hoje sobre a economia dos Estados Unidos e expectativas pela inflação norte-americana de abril, prevista para amanhã.

Wall Street

A segunda prévia do PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre do governo Joe Biden veio levemente abaixo das expectativas, em 6,4%, ante projeção de 6,5%. Os novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA ficaram em 406 mil na semana passada, ante expectativa de 425 mil, e abaixo da semana anterior, de 444 mil, indicando a firmeza da recuperação econômica norte-americana.

Os números proporcionaram um fechamento positivo para os índices em Wall Street, com ações de empresas que podem se beneficiar da reabertura da economia capitaneando os ganhos. O Dow Jones terminou o dia em alta de 0,41% aos 34.464 pontos, o S&P 500 teve ganho de 0,12% aos 4.200 pontos e o Nasdaq encerrou o pregão estável, marcando queda de 0,01% aos 13.736 pontos.

Publicidade
Aguarde..