Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 04 de Julho de 2022

Segurança é inegociável

Por Segurança é inegociável em 11/07/2021
Segurança é inegociável

Meu nome é Roberto Luiz Costa Vaz, sou Técnico em Segurança do Trabalho, atuo na área desde 2006, minha jornada iniciou em uma empresa de fundição de metal, na qual passei 03 anos, aprendendo na prática todas as questões de saúde, segurança e os impactos ambientais inerentes à atividade da empresa.

Atuei em uma usina hidrelétrica de ITAPEBI, na Bahia, para certificação da antiga OSHAS 18001, hoje I.S.O 45001, sendo certificada com empenho de muito trabalho e regulamentação documental. Trabalhei na termoelétrica CSA THYSSENKRUPP, atuando desde o projeto, comissionamento até a operação.

Em uma obra desafiadora da transolímpica (Odebrecht), no Rio de janeiro, adquiri experiência na área da construção civil pesada. Hoje, trabalho na emissora de TV Rede Globo, sempre na área de técnico em segurança.

O que percebi nesses 15 anos de profissão, pela qual sou apaixonado, foi que pelo fato de termos o desafio constante de educar e encantar de forma assertiva as pessoas no ambiente de trabalho, “vender” segurança para o convencimento dos empregadores, pois muitos deles ainda veem a área como custo, esta é a parte que ainda me entristece, que nós, prevencionistas, estamos na ponta da “lança”, zelando, não só pela saúde e segurança dos empregados, mas também somando para o crescimento empresarial e do país.

Em uma retrospectiva do cenário prevencionista, tivemos alguns avanços técnicos e legislativos, mas continuamos no ranking mundial de acidentes. Em pesquisa sobre o PIB referente ao ano de 2020, O Brasil sofreu um impacto de 4% em questões relacionadas a acidentes e doenças ocupacionais, em valores monetários, 300 bilhões de reais.

Temos profissionais capacitados no SESMET (Serviços especializados em Engenharia de segurança e em Medicina do Trabalho), compostos por MÉDICOS DO TRABALHO, ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, E TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO, atuantes e preocupados com resultados positivos para a mitigação dos acidentes e doenças do trabalho, fazendo parte de uma contribuição organizacional e governamental para que as empresas não façam parte deste ranking.

Ações voltadas para a educação, através de palestras, DDS (diálogo diário de segurança), campanhas organizacionais de prevenção de acidentes são algumas estratégias que contribuem e convertem os valores ainda destinados ao INSS e direcionados aos auxílios acidentários. A atuação dos profissionais do SESMET nesse campo é importantíssima para todo ramo de atividades laborais.

Destaco ainda que os empregadores que investem em saúde e segurança têm benefícios de redução nos impostos, eles só precisam entender que tal incentivo ultrapassa a vantagem econômica citada. Ao permitirem que os profissionais de segurança atuem fidedignamente, a fim de mostrarem que o ser humano não pode ser visto como uma caixa preta, mas sim como uma possibilidade de transformação.

Isso posto, facilitar a atuação dos prevencionistas e ceder espaço para as discussões sobre gestão de SST de como educar pessoas, envolvê-las a fim de que despertem a consciência acerca dos benefícios da prevenção, é uma solução eficaz para dinamizar o processo produtivo e melhorar significativamente a qualidade de vida dos colaboradores.

No mais, a compreensão sobre senso do processo prevencionista, saber o que significa uma percepção de riscos e de como motivá-las ainda será tema para discutirmos em outra ocasião.

 Por Roberto Luiz Costa Vaz

Técnico em Segurança do Trabalho RJ/004829.1 MTE
Watssap 97348-3612

robertosegurotrb@gmail.com

Aguarde..