Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 19 de Agosto de 2022

SAÚDE: Dieta Cetogênica indicada para perda de peso através da energia no alimentar

Por Tribuna em 01/08/2022
SAÚDE: Dieta Cetogênica indicada para perda de peso através da energia no alimentar

Vamos falar sobre a dieta cetogênica é conhecida por ser restritiva em carboidratos, o que faz com que o organismo produza corpos cetônicos no fígado, para serem usados como energia. Corpos cetônicos são moléculas de ácidos graxos solúveis em água e que passam a substituir a glicose como combustível para o corpo.

A dieta cetogênica é indicada de forma segura porque traz diversos benefícios comprovados para perda de peso. O princípio básico é cortar a ingestão de carboidratos o que faz o corpo entrar no estado de cetose.

Quando você come algo rico em carboidratos, seu corpo produz glicose e insulina. A glicose é a molécula mais fácil para o seu corpo converter e usar como energia, ou seja, é escolhida de maneira prioritária, diante de qualquer outra fonte de energia.

A insulina é produzida para processar a glicose quando ela está presente na corrente sanguínea. A glicose é usada como uma energia primária e quando está mais elevada no corpo do que o necessário, se transforma em gordura armazenada. Ao diminuir a ingestão de carboidratos, o corpo é induzido em um estado conhecido como cetose. Esse é um processo natural que o corpo inicia para nos ajudar a sobreviver quando a ingestão de alimentos é baixa.

O objetivo principal de uma dieta cetogênica é forçar seu corpo a entrar nesse estado metabólico. Quando você adota uma alimentação rica em gorduras de boa qualidade e elimina carboidratos, ele começa a queimar gorduras armazenadas. Por isso, bons níveis de corpos cetônicos trazem inúmeros benefícios de saúde.

Dentre os benefícios da dieta cetogênica estão a perda de peso e o aumento dos níveis de energia. A maioria das pessoas pode adotar uma dieta pobre em carboidratos e rica em proteínas. São os seguintes os benefícios:

– Aumento do foco mental: Muitas pessoas usam a dieta cetogênica com o objetivo específico de aumentar o desempenho mental. Isso acontece porque os corpos cetônicos são uma excelente fonte de combustível para o cérebro. Quando você diminui a ingestão de carboidratos, evita picos de açúcar no sangue e o resultado é melhor foco e concentração.

– Perda de Peso: A dieta cetogênica usa a gordura corporal como fonte de energia e o resultado é a perda de peso. Os níveis da insulina, o hormônio de armazenamento de gordura, caem bastante, o que transforma seu corpo em uma máquina de queimar gordura. A dieta cetogênica mostrou um melhor resultado em comparação com dietas com baixo teor de gordura e carboidratos. Muitas pessoas costumam incorporar o óleo de coco em sua dieta, o que aumenta a produção de corpos cetônicos e a perda de gordura, em especial quando isso é feito no café da manhã.

– Aumento de Energia: As gorduras são moléculas eficazes como combustível metabólico. Elas têm o poder de aumentar a saciedade e acabam nos deixando satisfeitos por mais tempo.

– Controla o Açúcar no Sangue: A dieta cetogênica reduz os níveis de açúcar no sangue. Estudos mostram que a dieta cetogênica é uma maneira mais eficaz de controlar e prevenir o diabetes em comparação com dietas de baixa caloria. Se você é pré-diabético ou tem Diabetes tipo II, a dieta cetogênica precisa ser considerada. (Imagem: Arquivo).

(Na próxima semana vamos falar mais sobre o assunto).

 

Imagem incorporada PALOMA RODRIGUES - Digital Analys influencer, Nutricionista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO, jornalista e diretora de Finanças da associação Nacional e internacional de Imprensa - ANI. 

Aguarde..