Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 07 de Agosto de 2022

Rio Convention Bureau e COB fazem parceria para captar eventos esportivos

Cinco anos após a Olimpíada, Rio ganha parceria para incentivar competições na cidade

Por Tribuna em 11/06/2021
Rio Convention Bureau e COB fazem parceria para captar eventos esportivos

Há cinco anos, o Rio de Janeiro sediava os Jogos Olímpicos de 2016. Muito além das provas, o evento deixou um legado olímpico para a cidade, com estrutura e experiência para sediar grandes competições esportivas. Agora, as atenções estão novamente voltadas para o tema, com o início dos jogos em Tóquio no mês que vem. 

Para potencializar a captação deste tipo de evento e alavancar o turismo na cidade no pós-pandemia, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) assinou, nesta quarta-feira (09), uma parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, em cerimônia que contou com a participação da presidente-executiva do Rio CVB, Sonia Chami, e do presidente do COB, Paulo Wanderley. O acordo será firmado também com o Comitê Paralímpico Brasileiro.

“Além dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro já recebeu grandes competições, como os Jogos Pan-americanos em 2007 e a Copa do Mundo de 2014. Queremos mostrar que a cidade continua preparada para sediar os principais eventos esportivos do mundo. Esse movimento é ainda mais importante num momento de retomada do turismo, que foi muito impactado pela pandemia”, defende Sonia.

O grupo de trabalho vai selecionar as principais competições esportivas nacionais e internacionais para submeter a candidatura da cidade. A ideia é aproveitar a experiência do Rio CVB em processos de captação de eventos e na divulgação da infraestrutura e dos principais atrativos da cidade. Ao mesmo tempo, os comitês vão auxiliar na interlocução com associações e outras entidades esportivas.

"O Rio de Janeiro, sede dos Jogos Pan-americanos e dos Jogos Olímpicos, tem vocação natural para ser uma das capitais mundiais do esporte, aliando sua infraestrutura esportiva às belezas naturais que fazem da cidade um destino de sonho para muitos turistas”, diz Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil.

A parceria também visa a participação em eventos no exterior para divulgar o Brasil e a instalação de um escritório de promoção do Rio, em Lausanne (Suíça), conhecida como a capital olímpica. O Rio CVB irá fornecer materiais de divulgação, como vídeos, showcase e galeria de fotos, para os processos de candidatura. 

O objetivo é que nos próximos anos equipamentos esportivos, como o Maracanã, o Parque Olímpico, o Parque Radical de Deodoro e as Arenas Cariocas, recebam cada vez mais competições fruto dessa parceria. 

Da redação/ Via Carla Russo

Aguarde..