Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 04 de Julho de 2022

Religião

Com o babalorixá Alam de Oxaguian

Por Tribuna em 18/11/2021
Religião

O Babalorixá Alam de Oxaguian é dirigente do terreiro de Candomblé Casa das Águas, de tradição Ketu ( Axé Oxumarê) situado no município de Nova Iguaçu-RJ.

Babá Alam além de sacerdote do culto afro-brasileiro possui formação em História atuando na área do magistério e no campo da pesquisa sobre a memória do Candomblé carioca no século XIX além de possuir trabalhos nos campos da Sociologia e da Antropologia.

RELIGIÃO I

Em uma sociedade, como a nossa, em pleno processo de globalização e de afirmação constante do discurso científico, a religião possui um papel importante como elemento criador de identidades.

Apropriando-se dos conceitos de : destino, eternidade, pós-morte e tantos outros, a religião representa a nostalgia de uma unidade perdida e a busca de um futuro de reconciliação com o sagrado.

Ela projeta no campo exterior do indivíduo, uma necessidade de equilíbrio e identidade pacífica, num contexto de caos, guerra e alienação. A religião e seus símbolos apontam ao homem, a necessidade de se auto-examinar. A identidade passa a ser construída no momento, que este homem experimenta o universo do sagrado inserido em seu cotidiano. 

O Candomblé está inserido nesse contexto. Trata-se da construção de uma religiosidade formada sobre, variadas contribuições de grupos étnicos amalgamados pela força do escravismo, e que arrancados de sua origem reinventam e aprimoram esse legado religioso, construindo assim uma nova identidade.

              Babalorixá Alam de Oxaguiã

Aguarde..