Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 31 de Julho de 2021

Racha no futebol: entenda o que é a nova Superliga da Europa

O assunto reverberou e já é manchete em diversos jornais europeus que já falam em colapso e guerra no futebol

Por Tribuna em 20/04/2021
Racha no futebol: entenda o que é a nova Superliga da Europa

Racha no bilionário negócio do futebol europeu. Doze grandes clubes anunciaram a criação de uma liga independente da Union of European Football (UEFA), que coordenava o principal campeonato de futebol do mundo, a Liga dos Campeões (Champions League). 

A notícia chocou fãs de futebol do mundo inteiro, doze principais Clubes da Europa: Arsenal (ING), Atlético de Madrid (ESP), Chelsea (ING), Barcelona (ESP), Inter de Milão (ITA), Juventus (ITA), Liverpool (ING), Manchester City (ING), Manchester United (ING), Milan (ITA), Real Madrid (ESP) e Tottenham (ING) criaram um campeonato rival da Liga dos Campeões da Europa. 

O assunto reverberou e já é manchete em diversos jornais europeus que já falam em colapso e guerra no futebol. A proposta da criação da Superliga foi criticada por associações de futebol, organizações de torcedores e políticos europeus. Entre eles, o presidente francês Emmanuel Macron e o Primeiro-ministro britânico Boris Johnson. O político disse inclusive, que vai analisar todas as medidas cabíveis para que a nova Superliga vá a diante. 

Leia também: Gaviões da Fiel pede a saída do técnico Mancini

Vasco encerra jejum de 5 anos e derrota o Flamengo por 3x1

“Não é bom para os fãs e nem para o futebol britânico. Esses clubes não são apenas grandes marcas, tem conexões profundas com as cidades e comunidades onde se originaram” disse Boris Johnson. 

A criação da Superliga foi motivada de uma disputa entre a UEFA e grandes clubes devido ao formato e divisões dos lucros. De acordo com a proposta, a competição terá apenas 20 integrantes, 15 deles serão membros permanentes e não podem ser rebaixados, os outros 5 clubes vão se qualificar anualmente. 

O que se sabe é que agora se dará início uma grande batalha judicial. A UEFA chamou a criação da Superliga de vergonhosa e egoísta e ameaçou banir clubes e jogadores de todas as competições nacionais e internacionais, inclusive da Copa do Mundo. 

Foto: Infoesporte

 

Aguarde..