Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 30 de Junho de 2022

PROJETO CÂMARA CIDADÃ É LANÇADO EM BONSUCESSO  

Ação itinerante do Legislativo Municipal com instituições parceiras presta 560 atendimentos à população 

Por Tribuna em 06/12/2021
PROJETO CÂMARA CIDADÃ É LANÇADO EM BONSUCESSO  

Com a proposta de levar atendimentos e serviços gratuitos à população dos bairros da cidade e do interior que carece de maior assistência do poder público, o projeto Câmara Cidadã foi inaugurado no sábado (4), em Bonsucesso - Terceiro Distrito do município.

Iniciativa da Câmara de Vereadores de Teresópolis, o projeto tem a parceria da Fundação Leão XIII, do Detran-RJ, do Cartão de Todos e do Senac.

Nesta primeira edição do Câmara Cidadã foram realizadas ações nas áreas de assistência, saúde e beleza, com 560 atendimentos para emissão de documentação civil (segunda via de carteira de identidade, segunda via de certidão de nascimento, segunda via de certidão de casamento e segunda via de certidão de óbito), orientações jurídicas, orientações de fisioterapia, teste de glicose, aferição de pressão, escovação e aplicação de flúor, corte de cabelo e drenagem linfática, entre outros.

Além dos diversos serviços ofertados pelas instituições parceiras, o presidente da Câmara Leonardo Vasconcellos e os vereadores Fidel Faria, Luciano Santos, Elias Maia, Fabinho Filé, Dudu do Resgate, Bruninho Almeida, Maurício Lopes, Doutor Amorim, Gustavo Simas, Erica Marra, Paulinho Nogueira e Teco Despachante estiveram o tempo todo à disposição do evento e da população, ouvindo as pessoas e anotando as demandas que serão encaminhadas e cobradas dos órgãos responsáveis.

“A ação teve duração de cinco horas, e nesse tempo foram realizados 560 atendimentos. Estou feliz por colaborar com o nosso presidente na organização do primeiro Câmara Cidadã no nosso bairro e poder ajudar tantos moradores da região que realmente precisam dessa atenção especial”, destacou o vereador Fidel Faria, de família tradicional de Bonsucesso.

Com avaliação positiva do Câmara Cidadã em Bonsucesso, uma comissão de parlamentares e servidores, liderada pelo vereador Luciano Santos, já está designada para planejar e organizar, em conjunto com as instituições parceiras, o calendário das próximas ações. Mas o presidente Leonardo Vasconcellos já antecipou que as ações itinerantes da Câmara serão retomadas logo no início do próximo ano. “Bonsucesso foi de fato um sucesso. Então, agora eu posso adiantar que as duas primeiras ações de 2022 serão realizadas no 2º distrito e na cidade. E aos poucos vamos chegar com a caravana do projeto Câmara Cidadã a todas as regiões de Teresópolis, levando mutirões de serviços integrados para as comunidades desassistidas e que muito precisam ter seus direitos respeitados”, explicou o presidente Leonardo, principal articulador e entusiasta do projeto.

População e parceiros satisfeitos Dona Angélica Pimentel Correia aproveitou a ação em Bonsucesso para aplicar flúor nas filhas Sophia e Dhiovana. “Aproveitei para trazer as meninas e tirar a segunda via da minha identidade”, detalha. “Estão todos de parabéns. Esse serviço é muito importe e precisa acontecer mais vezes”, sugere. 

Já Milena dos Santos Rocha aproveitou o mutirão para receber os cuidados de uma drenagem linfática. “É um evento muito bacana. Nossa comunidade precisava. Eu adorei a drenagem, nunca tinha feito”, comemora. Os parceiros também ficaram empolgados com o sucesso do evento. “Orientação que recebemos do governador Claudio Castro e do nosso presidente Jimmy Pereira é de levar nossos serviços para o interior, onde existe maior dificuldade de acesso aos serviços”, detalha Tunico Souza, vice-presidente da Fundação Leão XIII.

“A Câmara, em momento oportuno, lançou esse projeto. Quero parabenizar o presidente Leonardo Vasconcellos e todos os vereadores”, enaltece.

Além dele, a fundação enviou para a ação o diretor de Interior, Alexandre Batista, e o diretor de Assistência Especializada, Obadias Junior, que também aplaudiram a iniciativa ao lado do coordenador da Leão XIII em Teresópolis, Ruan Pozes. Representante do Senac na parceria, Mariana Secchin destacou a oportunidade de cumprir uma das metas da instituição:

“Uma das missões do Senac é transformar vidas. Ações assim possibilitam que estejamos na rua para oferecer serviços de qualidade, retribuindo aquilo que a sociedade nos dá, e transformando o dia dessas pessoas”.

Segundo Mariana, a ação também é ótima oportunidade de oferecer aos alunos do Senac a chance de praticar suas habilidades e viver aquilo que será rotina nas profissões que escolheram. Milton Leite Gomes, responsável pelo estande de saúde do Cartão de Todos, também comemorou a participação no projeto Câmara Cidadã.

“É a primeira vez que fazemos essa parceria e somos gratos à Câmara pelo convite. Com certeza estaremos juntos nas próximas ações, dando a nossa contribuição no atendimento à população de Teresópolis”, garante.

Aguarde..