Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 04 de Julho de 2022

Prevencionistas e não pessimistas

Por Segurança é inegociável em 31/08/2021
Prevencionistas e não pessimistas

Ao levantar de manhã, traçamos uma meta pensando em nossa ida para o trabalho e o retorno para o lar, mas já parou pra pensar nos agentes de fatalidades que nos cercam?

Nosso corpo é muito frágil, então devemos estar atentos, ou seja, antever todos os riscos iminentes, desde o cadarço que amarramos até a saída na rua, seja a pé, de bike, moto ou carro.

Ao chegar na empresa, devemos nos lembrar dos protocolos de segurança internamente estabelecidos, cumprir e fazer com que os outros cumpram para evitarmos acidentes, salvarmos vidas ou uma doença ocupacional.

Todos esses fatores são mitigados quando somos treinados e educados para sabermos que segurança não é negociável, fazer a grande maioria entender de forma clara e objetiva é um desafio diário, mas nunca devemos desanimar, pois é vida que estamos salvando, não adianta inventar o “ diabo”; muitos temem, mas não respeitam.

É educando que se aprende, sem temer, pois, quando seguimos as normas ou alguma instrução, conseguimos entender e sabermos o que estamos fazendo nos sentimos totalmente seguros

O prevencionista consegue enxergar uma possibilidade de melhoria para que um ambiente se torne seguro, ou uma pessoa não cometa atos inseguros, ou seja, ele vê e age.

O pessimista consegue enxergar um agente de fatalidade; não reage e ainda fica falando que vai haver problema, que “vai dar ruim” no linguajar popular, e nada faz para mitigar a ação vivenciada.

Então, caros leitores, sejamos prevencionistas, pois aqueles que praticam o amor pensam no próximo. Fiquem seguros!

Leia ainda: Percepção de risco e segurança no lar

Por Roberto Luiz Costa Vaz

Técnico em Segurança do Trabalho RJ/004829.1 MTE
Watssap 97348-3612

robertosegurotrb@gmail.com

Aguarde..