Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 18 de Maio de 2021

Prefeitura do Rio libera atividades físicas coletivas em novo decreto

O decreto foi publicado no Diário Oficial Município.

Por Tribuna em 14/04/2021
Prefeitura do Rio libera atividades físicas coletivas em novo decreto

O prefeito do  município do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), liberou nesta quarta-feira (14), a prática de atividades físicas individuais ou coletivas em áreas públicas da cidade, como por exemplo, praias, praças, parques e ruas. No entanto os exercícios somente serão permitidos desde que não gerem aglomeração e atendam às medidas preventivas, como uso de máscara e distanciamento social. O decreto foi publicado no Diário Oficial Município. 

A gestão municipal, no entanto, não especifica no documento o número de pessoas reunidas que passaria a caracterizar aglomeração, bem como não define quais práticas esportivas estão liberadas e se enquadram no quesito de atividades coletivas permitidas pela prefeitura - e que não geram multa por violações às regras sanitárias. 

Leia também: Prefeito do Rio manda fechar praias durante o final de semana, leia:

Paes afirma que Rio pode flexibilizar medidas restritivas a partir do dia 5 de abril

"Essas atividades ao ar livre têm baixo risco de transmissão. Não há porque ficarem proibidas.", avaliou Alberto Chebabo, infectologista e membro do Comitê Científico da Prefeitura do Rio, sobre a flexibilização das regras. 

A medida da prefeitura manteve a proibição da presença de ambulantes, da realização de feiras e de banhos de sol na faixa de areia. As restrições também valem para parques e cachoeiras. Em contrapartida, o decreto permitiu a ampliação do horário de funcionamento de clubes a partir das 6h até as 21h. Antes, com as restrições, essas atividades só podiam começar às 11h. 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Aguarde..