Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 18 de Maio de 2021

Polícia Federal apresenta notícia-crime contra Ricardo Salles no STF

A Polícia Federal do Amazonas alega que as autoridades públicas estão atrapalhando o dever da Polícia Federal de investigar e coibir crimes na Amazônia

Por Tribuna em 15/04/2021
Polícia Federal apresenta notícia-crime contra Ricardo Salles no STF

A Superintendência da Polícia Federal do Amazonas apresentou na última quarta-feira (14) ao ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ao Ministério Público Federal e a direção geral da Polícia Federal uma notícia-crime detalhando supostos crimes do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Essa notícia-crime também foi representada contra o senador Telmário Mota (Pros-RR). 

A Polícia Federal do Amazonas alega que as autoridades públicas estão atrapalhando o dever da Polícia Federal de investigar e coibir crimes na Amazônia, particularmente na extração ilegal de madeiras. A denúncia apresentada pela Superintendência da PF no Amazonas, diz ainda que estas autoridades teriam uma espécie de associação com os Madeireiros para que se impedisse qualquer investigação.

Leia também: Maioria do STF decide julgar condenações de Lula em plenário

Pandemia: composição da CPI é temerária, mas pode blindar Bolsonaro

A denúncia foi feita ao STF e a Procuradoria Geral da República (PGR) depois de uma grande apreensão de madeiras sem comprovação legal. A carga era avaliada em R$ 129 milhões. O superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, declarou que tanto Salles quanto o senador Telmário teriam criticado a operação da PF do Amazonas e defendido a legalidade do material e dos madeireiros. 

"Os dois usaram o argumento de que as terras de onde foi retirada a madeira está autorizada para extração”. As investigações apontaram, no entanto, que as terras são de grilagem. 

Em relação ao senador Telmário Mota, a PF diz que ele teria “citado em redes sociais acusações diretas ao delegado Alexandre Saraiva, o que seria uma vingança contra a operação da PF", segundo o texto da notícia crime. 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Aguarde..