Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 30 de Junho de 2022

Pintura de Luis Fernando Verissimo é vandalizada pela segunda vez em Porto Alegre

Por Tribuna em 24/10/2021
Pintura de Luis Fernando Verissimo é vandalizada pela segunda vez em Porto Alegre

Uma pintura do escritor Luis Fernando Verissimo sofreu novo ataque de vandalismo, neste sábado (23), no Viaduto Otávio Rocha, em Porto Alegre. A obra faz parte da mostra Autorias, que integra a 67ª edição da Feira do Livro. Como a obra original está sendo recuperada, desta vez os danos foram causados numa reprodução que foi colocada temporariamente na exposição.
 

Esta é a segunda vez que a obra é vandalizada. A primeira aconteceu no domingo anterior (17). Na ocasião, o artista e a curadora Graça Craidy decidiram não denunciar, e apenas levaram a pintura original para restauração. De acordo com o pintor Gustavo Burkhart, a recuperação da obra está avançada, o corte está colado e a ilustração já foi retirada do bastidor [suporte onde a pintura é colocada].
 

Desta vez, porém, ele registrou a ocorrência na Polícia Civil. Uma mistura de cola com tinta vinílica foi jogada sobre a reimpressão da original. Esta, segundo ele, não deve ser recuperada.
Burkhart considera que não seja um simples ato de vandalismo, mas que possa ter implicação política.

 

"Parece algo neste sentido, que tem uma implicação política, uma coisa ideológica. A Graça até disse que, mesmo que fique em fiapos, a arte terá cumprido a missão. A arte serve para incomodar certos padrões de ignorância, de quem vai contra a arte, a cultura, o bom senso", afirma.
 

A intenção do artista, agora, é preservar a original, levá-la a outros locais, como a Feira do Livro de Caxias do Sul ou ao Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, e fazer uma intervenção artística no fim da feira para homenagear Verissimo.
 

"Estamos pensando em recitar uns textos no sábado (30). Estamos tentando ser o mais positivos possível para não deixar isso nos abater", completa. 
 

Aguarde..