Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 30 de Junho de 2022

PETROBRÁS: Empresa que o governo quer privatizar, lidera o ranking das mais rentáveis no mundo

Por Tribuna em 17/05/2022
PETROBRÁS: Empresa que o governo quer privatizar, lidera o ranking das mais rentáveis no mundo

A Forbes Global 2000, lançada no dia 12 de maio, reúne as maiores empresas de capital aberto do mundo. São companhias que conseguiram aumentar as vendas e lucros no último ano, apesar dos desafios trazidos pela pandemia, o conflito na Ucrânia e a imprevisibilidade dos mercados. Na edição deste ano, aparecem 23 empresas brasileiras.

A Petrobras (PETR3; PETR4) lidera entre as nacionais, seguida por Vale (VALE3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Banco Bradesco (BBDC4).

A Berkshire Hathaway lidera o ranking mundial pela primeira vez desde que a Forbes começou a publicar o Global 2000, em 2003. A empresa do bilionário Warren Buffett desbancou o Banco Industrial e Comercial da China, que caiu para o segundo lugar após nove anos consecutivos no topo da lista.

A Forbes usa os dados dos sistemas FactSet Research para rastrear as maiores empresas públicas utilizando quatro métricas: vendas, lucros, ativos e valor de mercado. O cálculo de mercado é de 22 de abril de 2021, preços de fechamento e inclui todas as ações ordinárias em circulação.

Eletrobrás emplacou 2,716 bilhões de lucro no trimestre

A Eletrobras informou nesta segunda-feira que teve lucro líquido de 2,716 bilhões de reais no primeiro trimestre, alta de 69% ante igual período de 2021, beneficiada pela variação cambial e pelo aumento de 12% da receita bruta. Para quem não sabe a empresa está na lista da privatização.

Da editoria/Forbes/Imagem: Internet

Aguarde..