Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 19 de Agosto de 2022

PDT confirma pré-candidatura de Ivanir dos Santos ao Senado, na ABI

O lançamento oficial da pré-candidatura, aconteceu na noite de ontem (28), recebeu o Pastor Kleber Lucas,Sérgio Loroza, Miro Teixeira, Brizola Neto, Enfermeira Rejane (PCdoB), Mônica Francisco (PSOL), Marquinhos Oswaldo Cruz, Bandeira de Melo, João Batista (PCdoB), André Ceciliano (PT), entre outros.

Por Tribuna em 30/06/2022
PDT confirma pré-candidatura de Ivanir dos Santos ao Senado, na ABI

Veterano, o sacerdote vem há 40 anos atuando em prol das liberdades, dos direitos humanos, das pluralidades, contra o racismo e a intolerância religiosa tentará a disputa para o Senado, nas eleições deste ano. Presenças ilustres do Pastor Gospel Kleber Lucas, Sérgio Loroza, Miro Teixeira, Brizola Neto, Mãe Márcia Marçal, Enfermeira Rejane, Mônica Francisco, Carolina Rocha, Marquinhos Oswaldo Cruz, representantes do Ilê Asé D Ogun, Ignez Teixeira, Lisandra D Oxum, Pai Jorge D.Ogun, Mídia Agen Afro - dirigida por Yango Ti Obalúwàiye, Marcelo Monteiro, Carlos Alberto Medeiros, Bruno Cândido, Bandeira de Melo, EDUCAFRO, Okinga, Cláudia Vitalino (UNEGRO), Presidente do PCdoB-RJ - João Batista, Geraldo Coelho - da Frente Favela Brasil, Edimara Celi, entre outros. Sacerdotes africanos, intelectuais negros, pre-candidatos de outros partidos e uma gama de lideranças marcaram presente e manifestaram total apoio para Ivanir dos Santos.

Curiosidades à parte, André Ceciliano - Presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), e também pré-candidato ao Senado, esteve na noite disputada - "Tenho maior admiração por você Ivanir, não podia deixar de vir aqui", alegou o político.

A noite foi dia de festejos, lideranças negras, religiosos, ativistas e músicos para o lançamento da pré-candidatura. É fato dizer que há urgência em considerar que o racismo e a intolerância religiosa são temas e problemas complexos, com diversas faces, e, para enfrentá-lo, é necessário pensar em políticas integradas de enfrentamento. Não é de hoje que Ivanir vem recebendo cobranças e ganhando incentivos para pleitear e se tornar uma voz no Legislativo, afinal, a injustiça social atinge a maioria da população do RJ.

 

ABI - Associação Brasileira de Imprensa cumpriu seu papel, foi tomada por representatividade, unânime ao lançar a pré-candidatura de Ivanir dos Santos, como uma grande aposta. Segundo Sabrina Ferreira - CEO do Corporativo Black e Representante Diplomática do Consulado de Angola - "De extrema importância, eu acho que se faz necessário o Prof. Ivanir nos representa, pois todos temos que caminhar na mesma direção. Tem todo meu carinho, todo meu amor, todo meu apoio. Acho que está na hora de mudar e a mudança agora é o Ivanir com certeza".

 

Para o advogado Humberto Adami (atuou na Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra) – "A candidatura do Babalawô Ivanir dos Santos, já é uma candidatura reconhecida pelo movimento social, é uma candidatura que tem folego, rumo ao Senado Federal". 

 

ABI recebeu em torno de umas 900 pessoas, minutos antes da abertura da solenidade, uma fila quilométrica se formou na Rua Araújo Porto Alegre, dos muitos presentes: o Produtor Cultural Wakanda In Madureira - "É um momento histórico, importante de posicionamento político diante dos 500 anos de país, onde os grupos de santo, pretos da comunidade, LGBTQIA+ são alvos da violência. Sendo que esse Estado é financiado pela nossa grana e nossos impostos. Passou da hora de ter no Senado um representante da nossa comunidade, das nossas práticas existenciais espirituais. Então a hora é essa, não dá mais para arrumar desculpas", atestou Jonathan Raymundo.

 

Para Abdul Karim - Mulçumano Sunita - "A candidatura é importante não só para mim quanto mulçumano, mas para todo o povo do Rio de Janeiro, ele representa todos. É uma candidatura real, da base de massa. E é nisso que eu acredito e é por isso que eu estou aqui". David Albagli Gorodicht, da ASA - Association Sholem Aleichem, também declarou apoio no evento.

 

Neuly Barros, da OPEM - Ordem de Pastores Evangélicos Mundial, também declarou apoio ao candidato - "Ivanir representa força, representa união, representa luta dos povos contra a intolerância religiosa. Estamos contando com o Prof Ivanir na cabeça". Devidamente corroborado por Andressa Oliveira - "Sou evangélica, militante do movimento negro e caminho com Ivanir na Comissão de Combate à Intolerância Religiosa. Acho que a candidatura dele tem uma importância incrível nesse momento na questão de representatividade racial e pelo combate à intolerância religiosa, extremamente necessária para gente nesse momento. E eu espero que ele esteja em Brasília no ano que vem". 

 

Ivanir foi abraçado, literalmente, por muitos segmentos, como Lavini Castro - Prof de História e representando a Rede de Professores Antirracista. "Ivanir Senado no Senado irá aumentar a nossa representatividade e levar nossas demandas de pessoas negras para agenda nacional", pontuou. 

 

O renomado músico Altay Veloso, também foi reverenciar Ivanir - "É fundamental, até porque é um homem corajoso, preparado e pode falar pelos os quais ele luta, ele tem o discurso certo. E um homem confiável, uma pessoa que eu tenho uma grande admiração. E nos que somos da religião de matrizes africanas temos que nos juntar a ele. Ele precisa do afeto e da confiança de cada um de nós. que a gente se mobilize, será através dele que nós vamos conseguir". 

 

A noite ganhou adesão até de representantes da Região do Lagos, como Ana Lúcia Valadão - 1ª Dama do Município de Cabo Frio, que alegou - "Importantíssima a candidatura dele, graças a Deus o Ivanir veio para quebrar todo esse esquema, essa branquitude nas candidaturas. Estou com ele". Assim como de Totinho Capoeira, da Superintendência da Igualdade Racial de Campos dos Goytacazes, interior do estado.

 

Negrogun - Presidente do Movimento Negro do PDT/RJ e Vice Nacional. Membro da Executiva Estadual - "O PDT está fechado com suas bases populares, como foi o sonho de Brizola e Darcy. Com a mesma coerência que elegeu os primeiros governadores pretos do RS e do ES, Alceu Collares e Albuíno Azeredo. Quando elegeu o primeiro senador preto pelo RJ, Abdias do Nascimento, seguindo o movimento que teve como ícones Vanda Ferreira, Lélia Gonzalez, Edialeda Salgado, e Caó. O Babalawô Ivanir dos Santos é o pré-candidato ao Senado do PDT, por ser o legítimo representante de uma história que ainda está por ser escrita: de respeito, tolerância, diversidade, inclusão e liberdade. Numa luta antirracista e pró-Estado laico". 

 

Até Brizola se fez presente, explico: um militante apareceu com uma cabeça de boneco remetendo a liderança política: Leonel Brizola. A atividade fechou com apresentação cultural do Grupo Reis da Lapa e Rainhas do Samba, ao som da Bateria Punho Forte Guri da Merck

 

Mas antes do lançamento, Ivanir deu uma passadinha no Encontro Nacional das Prostitutas, que ocorreu na Lapa. Como qualquer profissional, devem ter direitos e reconhecimentos. "A invisibilidade e os preconceitos direcionados para esse grupo não fazem mais sentido". Vale lembrar que ontem também foi o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA + e dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) refletem que 90% da população transexual brasileira têm a atividade como fonte de renda. Prof. Ivanir declarou ainda "Temos muito trabalho, será uma grande jornada".

 

As eleições de 2022 serão desafiadoras para todos, é preciso eleger uma bancada forte, a favor do povo, que tenha um compromisso com a coletividade.

 

 

Fotos de Henrique Esteves

Aguarde..