Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 07 de Dezembro de 2021

Parceria promissora entre Seinfra e UENF vai integrar professores e alunos em prol da sociedade

Por Tribuna em 22/10/2021
Parceria promissora entre Seinfra e UENF vai integrar professores e alunos em prol da sociedade

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) possui agora um termo de cooperação técnica com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O documento firma o apoio da universidade no desenvolvimento de projetos do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), vinculada à Seinfra.

 As negociações para a cooperação técnica foram finalizadas na última semana, em reunião entre o secretário Max Lemos, o reitor Raul Palacio e o presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura, Marcos Muffareg. “Esta parceria vai permitir que possamos desenvolver com mais velocidade ainda os nossos projetos de infraestrutura e obras para o estado do Rio de Janeiro. Creio que já já teremos grandes novidades por meio do Instituto de Engenharia e Arquitetura”, destacou Max Lemos.

O termo de cooperação técnica foi assinado por Marcos Muffareg. “A universidade vai ajudar muito a Seinfra, apoiando os trabalhos de projetos, acompanhamento de obras e prestação de contas, com o seu corpo docente e os profissionais que atuam na universidade. Eles vão nos auxiliar naquilo que mais temos necessidade, que seria mão de obra para tocar este mundo de obras que estamos contratando agora. O IEEA é o que supre a Seinfra e as demais vinculadas, então seremos o ponto focal desta parceria”, completou Muffareg.

 Para o reitor Raul Palacio, a parceria será uma forma de contrapartida para a sociedade.

“Esta ação nos deixa muito contente por vários motivos. Primeiro porque a universidade vai fazer o que ela faz de melhor que é atender a sociedade, porque são obras públicas que serão realizadas junto com o IEEA. Segundo porque terá a participação tanto do professor quanto dos estudantes, inclusive de alunos recém-formados que, de alguma forma, estarão retribuindo com aquilo que a sociedade contribuiu com eles. Então é uma forma de contrapartida para todos aqueles recursos que foram colocados nos estudantes da nossa instituição. Vamos trabalhar muito para que dê certo, porque isso é o estado aproveitando toda a estrutura que o próprio estado tem para poder atender a população. E nesta cooperação entre as duas instituições quem se beneficia é a população”, explicou Palacio.

 

A Secretaria 

Além do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura, a Secretaria de Infraestrutura e Obras possui mais duas vinculadas: a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), que tem como presidente André Braga, e a Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (Cehab), que tem Ângelo Monteiro Pinto como presidente.

 

Além de fazer projetos, a Seinfra atua na execução de obras estruturantes, como: pontes, viadutos, estradas e obras especiais, entre elas, a do Museu de Imagem e do Som, em Copacabana.

 

O Instituto de Engenharia e Arquitetura voltou a desempenhar o papel para o qual foi criado: fazer projetos. Além de prestar cooperação técnica ao estado e aos municípios cedendo profissionais.

 

Já as atribuições de executar obras em prédios próprios estaduais - que abrangem desde a reforma de unidades de saúde até escolas e unidades penitenciárias - ficam a cargo da Emop.

 

A Cehab segue à frente das demandas relacionadas à habitação e habitabilidade, não só com a construção de casas populares, como também com a oferta de saneamento, drenagem e pavimentação.

 

Aguarde..