Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 07 de Agosto de 2022

Panorama-RJ: avança a regulamentação do MotoTáxi Rio # TBT

Mototáxi é o principal meio de transporte nas favelas do Rio.

Por Ralph Lichotti em 21/05/2022
Panorama-RJ: avança a regulamentação do MotoTáxi Rio  # TBT

A diretoria da ANADUT (Associação Nacional de Usuários de Transportes) foi recebida pelo secretário de Transportes, Paulo Jobim, para discutir melhorias no Mototáxi.Rio, serviço municipal de transporte de passageiros por motocicleta. O secretário considerou positivas as sugestões da Associação, feitas no sentido de facilitar a adesão e a legalização dos mototaxistas.

O Decreto será aprimorado em diversos pontos, por exemplo, agora os mototaxistas poderá se credenciar mesmo que ainda não tenham terminado o financiamento para a compra da moto, desde que o contrato esteja devidamente registrado em seu nome. Dentre outras mudanças no Decreto Municipal que regulamenta o serviço, esta que a cobertura contra danos (RCF), relativa à responsabilidade civil contra terceiros, que antes só podia ser contratada junto aos bancos, possa ser feita por cooperativas, associações ou empresas de proteção veicular.

A ANADUT quer também facilitar a adesão dispensando o mototaxista do comprovante de inscrição no INSS, bastando ter cadastro como Microempreendedor Individual (MEI), o que pode ser feito de forma rápida e simples pela internet.

Para o presidente da ANADUT, Ralph Lichote, “as mudanças serão um grande estímulo para que milhares de trabalhadores cariocas possam sair da informalidade, além de melhorar a mobilidade urbana no Rio, com mais segurança para todos”. Já o secretário Paulo Jobim disse que “não vai poupar esforços para melhorar o transporte e a mobilidade dos cariocas”, e que vai estudar as propostas da Associação antes de apresentá-las ao prefeito Marcelo Crivella.

Rolezinho – Outra reivindicação da ANADUT apresentada à Prefeitura foi pelo conhecimento do Rolezinho como atividade cultural. Geralmente realizados às quintas-feiras, s rolês reúnem milhares de mototaxistas, motoboys e outros apaixonados por motocicletas, que querem a inclusão do evento na agenda cultural da cidade. O subsecretário de Transportes, Alan Borges, disse que as reivindicações são legítimas e que vai marcar nova reunião, desta vez envolvendo a Secretária de Cultura e CET RIO para tratar da logística do evento.

A ANADUT continua visitando os pontos dos mototaxi pra conscientização da regulamentação e fazendo o cadastramento, depois de ter visitado os mototaxistas do complexo do Alemão, Rocinha e outras comunidades, neste fim de semana organizou o movimento com os mototaxistas de Vila Isabel.

Compromisso do Prefeito para regulamenter o Moto Taxista

Aguarde..