Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 27 de Maio de 2022

Os segredos das empresas de sucesso

Por Tribuna em 23/06/2021
Os segredos das empresas de sucesso

Algumas empresas são melhores que outras, isto é fato. Pode ser pela autoridade da marca, a inovação, a participação no mercado ou qualquer outro atributo que faça uma boa companhia se destacar no cenário.

O importante para um investidor é que ele seja capaz de identificar os vencedores potenciais antes de se tornarem nomes conhecidos. Dessa forma ele pode apostar suas fichas mais assertivamente, aumentando as chances desse sucesso e lucrando mais no futuro.

Neste artigo, vamos mostrar três segredos das empresas de sucesso, que as tornam bem sucedidas em seus mercados. Aprenda a identificá-los desde cedo, e você pode encontrar seu caminho para o sucesso também.
Vantagem Competitiva

Michael Porter, pioneiro no conceito de vantagem competitiva, dividiu-a em duas formas: vantagem de diferenciação e vantagem de custo.

A vantagem de diferenciação é quando uma empresa fornece um serviço ou produto superior pelo mesmo preço cobrado pelo mercado. A vantagem de custo é quando uma empresa fornece o mesmo serviço ou produto que o mercado, mas por um preço menor.
Porter refere-se coletivamente a estes como “vantagens posicionais”, porque eles definem a posição da empresa como tendo o serviço ou produto líder em sua indústria específica.

Barreiras à entrada
Boas empresas também podem manter seu status elevado se houver barreiras significativamente altas para entrar em seus campos. Isso pode incluir grandes custos fixos, como aqueles associados à fabricação pesada.

Os custos de pesquisa e desenvolvimento de longo prazo, como aqueles encontrados nas indústrias farmacêuticas ou de desenvolvimento de software também são exemplos. Todos esses custos de entrada podem impedir a concorrência de entrar no mercado, ajudando a empresa a manter seu status de liderança.

Autoridade da marca
Temos a tendência de considerar o valor da autoridade da marca como algo que é concedido quando se olha para o status de uma empresa.

Marcas como a Coca-Cola tornaram-se sinônimo de seus produtos. O problema com a autoridade da marca é colocar um valor nesse nome e não há uma maneira fácil de fazer isso.

Um nome tem apenas valor qualitativo, mas pode fornecer um relacionamento de longo prazo entre os produtos ou serviços da empresa e seus clientes.

Embora possa ser debatido se essa característica sozinha torna a empresa boa, quando combinada com outras características, pode ser uma poderosa fonte de sucesso.

Liderança de Preços
Não há nada mais poderoso do que fornecer serviços ou produtos comparáveis ao mercado por um preço menor. Em qualquer ambiente econômico, sempre haverá demanda por serviços e produtos de baixo preço.

Ser capaz de chegar ao mercado com preços consistentemente mais baixos em toda a linha pode preencher um nicho no mercado. Isto aumenta a atração de clientes por um longo período de tempo.

A chave na liderança de preços é ser capaz de sustentar a qualidade e o preço praticado e afastar os outros que tentam competir nesse espaço.
Gerenciamento acima da média

A qualidade de sua gestão é um grande fator para determinar se uma empresa é bem sucedida e um atributo importante em qualquer equipe de gerenciamento. Gerentes experientes podem não apenas liderar uma empresa, mas também podem fornecer orientação para a próxima geração de gerentes.

Outro atributo revelador é quando a gerência tende a permanecer em uma empresa por um longo período de tempo. Gerentes talentosos podem ser influenciados a mudar de empresa para empresa com pacotes de remuneração atraentes. No entanto, tendem a permanecer em empresas onde gostam de trabalhar e acreditam nos sucessos futuros de sua empresa.

Liderança de Mercado
Uma das características mais importantes para se tornar uma boa companhia é a liderança de mercado. Liderança pode vir de várias formas, mas a reputação que vem junto com este fator é inestimável.

O rótulo de “padrão da indústria” é aquele pelo qual toda empresa se esforça. Exemplos incluem liderar o mercado em qualidade, inovação, atendimento ao cliente ou até mesmo garantias.

A liderança de mercado é provavelmente o status mais difícil de manter. Nenhum concorrente está contente em ser o segundo na indústria. É aqui que entram barreiras à entrada.

Se sua empresa compete em uma indústria com altas barreiras à entrada, é muito mais provável que seu domínio de mercado possa continuar.

As empresas também podem avançar para a liderança de mercado, comprando e fundindo-se a outras empresas de sucesso para melhorar sua participação de mercado e bases tecnológicas.

A conclusão que podemos tirar deste texto, é que embora esses traços, por si só, não contam necessariamente toda a história, eles são fatores importantes para avaliar se uma empresa pode ser reconhecida pelos investidores globalmente como um bom investimento.

RIO merece!

Luis Claudio Leão

Presidente do Clube Empreendedor Brasil e Instituto Coalizão Rio – Empresário há 28 anos na área de logística.

 

*Este texto é de total responsabilidade de seus idealizadores.

Publicidade
Aguarde..