Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 19 de Agosto de 2022

Os Russos e as Usinas Nucleares na Ucrânia

Por Wagner Victer - Engenheiro , Administrador e ex Secretário de Energia e Petroleeo do Estado do Rio de Janeiro

Por Tribuna em 04/03/2022
Os Russos e as Usinas Nucleares na Ucrânia

A guerra é sórdida em especial quando deriva de radicalismos e motivos até de políticas internas de sucessao. A solução diplomática sempre é o caminho em especial quando civis se colocam em risco!

Porém é sórdida tambem a manipulação midiatica que está sendo potencializada pela desinformação e pelas redes sociais.

A indicação que a tomada pelos Russos de usinas nucleares da Ucrânia tem chegado a população de forma bastante distorcida e alguns pontos devem ser considerados :

1 Os reatores por seus processos construtivos muito bem protegidos e encapsulados e armas de baixo/médio poder de destruição a priori não tem impacto aos riscos pois eles estão por projeto preparados alguns até contra queda de aviões;

2 Os incêndios vistos em filmagem parecem ser em instalações auxiliares as usinas como subestações sem exposição de radiação porém desativando a Usina na sua conexão com o grid ;

3 A destruição de uma usina expondo radiação não tem cabimento lógico pois exporia os próprios soldados Russos e a própria Rússia por ar, cursos hídricos e eventual por mananciais subterrâneos por dispersão não se limitando o impacto portanto só a Ucrania e seria um tiro no próprio pé; 

4 O processo de tomada de tais usinas nucleares e seu eventual desligamento indica mais uma estratégia militar Russa de assustar e declinar a moral e romper pontos centrais de oferta de energia para Ucrânia e com cortar o suprimento do país em escala e até eventualmente forçar a Europa a inverter fluxo na transmissão interligada o que possivelmente não terão essa solidariedade energética! 

Portanto os Russos conhecem bem a situação e fragilidades geo elétricas da Ucrânia e estão fazendo e continuarão fazendo para enfraquecer e não para usar como disseminação de radiação como arma de destruição! 

E lamentavel porém restringir recursos de suprimento de qualquer ordem como energia e canais de logísticas que impactam civis porém é uma estratégia militar de guerra.

Energia Nuclear é seguro tem seus sistemas de proteção e mitigação de riscos e portanto não vamos confundir com artefatos militares nucleares.

 * Wagner Victer

Aguarde..