Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 19 de Junho de 2021

O dia do golfe: um esporte centenário em crescimento no país

Por Tribuna em 12/04/2021
O dia do golfe: um esporte centenário em crescimento no país

O golfe é um esporte criado na Escócia medieval, inspirado num jogo romano chamado “Paganica”, em que os jogadores batiam em uma bola com um bastão ou taco. As regras do golfe, como são conhecidas hoje, foram estabelecidas no século XVIII, no ano de 1744, na cidade de Edimburgo, na Escócia. Mas algumas pesquisas revelam que antes disso um esporte semelhante era praticado sob o nome de “colf” ou “kolven” na Holanda e chegou nas ilhas Britânicas no século 15.  

A palavra golfe é oriunda do inglês golf que, por sua vez, procede do alemão kolb, que significa taco. O esporte chegou ao Brasil no final do século XIX, trazido por imigrantes britânicos. O país tem hoje cerca de 15.000 praticantes de golfe e passa por uma fase de expansão do esporte. Na data 10 de abril se comemora o Dia Internacional do Golfista. 

Golfe no mundo/O campeão milionário Tiger Woods 

Apesar da hegemonia americana, os jogadores mais bem pagos e posicionados do ranking mundial também são de outros países. Contudo, os americanos dominam o ranking com sobra, devido ao grande incentivo que o esporte ganha no país desde cedo. Tiger Woods é o esportista mais bem pago do mundo, ganhando em um ano o valor de 105 milhões de dólares. Mais de 8 milhões de dólares por mês! 
 
Para ter noção da disparidade do salário do golfista Tiger Woods em relação aos outros esportistas, basta saber que o segundo lugar da lista tem um salário anual quase 2 vezes menor. Porém, dentro do golfe, ele não é o único milionário. O quarto esportista mais bem pago do mundo também é um golfista, Phil Mickelson, que no último ano ganhou 46 milhões de dólares no esporte. golfe.tur.br 

A mulher no Golfe 

O segundo golfista do ranking dos milionários é aogadora européia Suzann Pettersen. E quem diria que uma mulher iria entrar no ranking das mais ricas do mundo! Nascida em 1981, a jogadora britânica tem na prateleira uma coleção de prêmios desde os seus 15 anos, quando competia com jogadores mais experientes e sempre saia vitoriosa. 

Leia também: Em partida emocionante, Flamengo supera o Palmeiras e leva Supercopa do Brasil

Claudio Castro veta troca de nome do Maracanã, saiba mais:

Brasil 

O golfe existe no País desde o início do século 20, e deve seu surgimento à colônia britânica que vivia no País. O São Paulo Golf Club, o mais antigo do país, foi fundado em 1901. O ‘Gávea Golf’, fundado em 1921 no Rio de Janeiro, sediou em 1945 o primeiro Aberto do Brasil e recebeu vários jogadores famosos, como Gary Player, que em 1974 bateu o recorde mundial do esporte ao jogar uma volta de 59 tacadas.  

No legado Olímpico deixado em 2016 no país, o Rio de Janeiro ganhou mais um clube o Campo de Golfe Olímpico da Barra da Tijuca num belo e aprazível verde, lagoas, habitat bem cuidado, com animais silvestres, jacarés e com instalações modernas. A área é de preservação e foi cedida pela Prefeitura para a construção do projeto. (O local terá que permanecer como campo de golfe durante 25 anos). Quando o prazo terminar, os donos do terreno poderão construir o que quiserem. A localização é fácil, e o site Moovit dá todas as dicas de acesso, ou acessando o site: www.tripadvisor.com.br com maiores detalhes.  

Um terceiro campo também localizado na Barra da Tijuca é o Golden Green Club. Ao contrário do Itanhanga, (tendo como objetivo difundir a pratica), o Golfe Olímpico é aberto à visitação pública. Um quarto campo, o Japeri Golfe (localizado no município do mesmo nome), foi o primeiro campo público do país, mas passa por uma fase crítica em razão do corte inesperado de verbas, pelo Governo Federal, para manutenção do campo de golfe. A estrutura do esporte conta no seu topo com uma Confederação Brasileira de Golfe sediada em São Paulo. E no Rio, funciona a FEGRJ - Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. 

Mesmo com mais de cem anos de tradição no país, o golfe brasileiro tem muito a crescer. Atualmente, o país conta com 117 campos, contra menos de 80 a quinze anos. No mesmo período o número de golfistas praticamente dobrou, e hoje gira em torno de 20 mil, metade deles federados – um crescimento significativo, mas ainda distante do potencial de crescimento. Basta saber que nossa vizinha Argentina conta com quase 300 campos e mais de 100 mil golfistas. 

Como se destacam 

Na lista Forbes dos 100 melhores clubes de golfe conta com representantes de 30 países, dos mais variados continentes. Pela primeira vez na história do ranking, o Augusta National foi escolhido o melhor do mundo, nas categorias golfe e country clubs. Anfitrião do U.S. Open de 2018, o Shinnecock Hills passou do 7º para o 3º lugar na classificação. E o Merion Golf Club, que foi sede da competição no ano anterior, subiu da 9ª para a 5ª colocação. 

Durante muito tempo os principais torneios de golfe foram divididos entre torneios de amadores e de profissionais. Depois surgiram os abertos (Opens) reunindo estas duas categorias de jogadores. Os melhores golfistas do mundo (homens e mulheres) disputam os 4 maiores campeonatos (Major Championships): The Masters; U.S. Open; PGA Championship e The Open (British Open). 

Muito a comemorar o Golfe mundial! 

Da Redação por Roberto Monteiro Pinho/Núcleo Tribuna Press/CB Golfe/Tripadivisor/golfe.tur.br/esporte.golfe.clube. 

Aguarde..