Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 30 de Junho de 2022

Novembro Azul: Maricá amplia oferta de ultrassonografia de próstata

Por Tribuna em 18/11/2021
Novembro Azul: Maricá amplia oferta de ultrassonografia de próstata

A Prefeitura de Maricá ampliou a oferta de exames de ultrassonografia de próstata aos usuários durante o Novembro Azul, mês da campanha de prevenção à saúde do homem. Serão realizados 200 exames em pacientes da rede após avaliação médica nas Unidades de Saúde da Família (USF) de referência. Em caso de necessidade, a marcação ocorre via Central de Regulação. Até outubro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de 600 exames.

Para estimular o próprio cuidado, as unidades vão reforçar a conscientização sobre a saúde masculina com informações e ações de prevenção sobre o tema entre os dias 19 e 27 de novembro.

Enquanto aguardava a sua vez para a realização do exame, Luiz Henrique Cortez da Silva, 57 anos, morador do bairro Caxito, recebeu orientações sobre os cuidados com a saúde.

“É uma ótima iniciativa para a população, em especial para os homens. Além da realização de exames com prescrição médica, a Prefeitura também disponibilizou o teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)”, destacou.

Maricá possui uma Área Técnica de Atenção à Saúde do Homem que visa a redução de riscos de doenças e agravos, além de garantir o acesso aos mais diversos serviços de saúde. O município conta com mais de 60 mil homens cadastrados nas suas USF de referência que são acompanhados pelas equipes multidisciplinares.

Além da ampliação dos exames, as equipes vão intensificar o acolhimento e as ações destinadas a este público. Serão realizadas nas unidades diversas atividades de educação em saúde em suas áreas de atendimento.

“Vamos aproveitar a oportunidade para reforçar a importância da modificação do comportamento masculino, por meio da conscientização sobre a necessidade dos cuidados com a saúde, abordando temas importantes como a alimentação saudável, saúde bucal, prática de atividades física, entre outros”, explicou a secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira.

A coordenadoria da Atenção Primária em Saúde, Shirley Linhares, comentou que os homens não utilizam com frequência os serviços de saúde, assim como culturalmente fazem as mulheres.

“Infelizmente, a maioria deles só procura a unidade de saúde quando já está doente. Por isso, o mês de novembro é uma ferramenta essencial para incentivar essa quebra de tabu, de modo que os homens cuidem regularmente e preventivamente de sua saúde”, concluiu.

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES

19/11
9h – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD): palestra com informações sobre cuidados com a saúde do homem.

20/11
9h às 13h – UBS Carlos Marighela: atendimento médico voltado para população masculina, roda de conversa com o psicólogo, realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e atualização de vacinas.

23/11
9h às 12h – USF Barroco: roda de conversa abordando autocuidado, consultas, atualização do esquema vacinal do adulto, realização de testes rápidos, escuta ativa e acolhimento.

9h – USF Santa Rita: palestra sobre prevenção, realização de testes rápidos e roda de conversa.

25/11
8h30 – USF CENTRAL: atendimentos, sala de espera com temática de  prevenção ao combate do câncer de próstata, alimentação saudável (prevenção e controle diabetes e hipertensão) e prevenção a acidentes de trânsito.  Além de atividade educativa de saúde bucal, entregas de brinde e dia da beleza.

27/11
8h às 13h – USF Mumbuca: testagem rápida para Sífilis, consulta médica e enfermagem, atualização de caderneta de vacina, orientações de saúde bucal, sala de espera e café da manhã. 
(Do site da Prefeitura)

Aguarde..