Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 07 de Dezembro de 2021

Informática da PUC-Rio oferece bolsas integrais no Vestibular 2022

Com apoio da Fundação Behring, curso de Ciência da Computação oferecerá bolsas integrais aos oito primeiros colocados

Por Tribuna em 13/09/2021
Informática da PUC-Rio oferece bolsas integrais no Vestibular 2022

Ótima notícia para os vestibulandos que desejam fazer Ciência da Computação! O Departamento de Informática da PUC-Rio, em parceria com a Fundação Behring, vai oferecer bolsas integrais aos oito primeiros colocados no Vestibular 2022. Os “Bolsistas Fundação Behring de Excelência” receberão o incentivo ao longo dos quatro anos de curso.

O aporte financeiro da Fundação Behring, de aproximadamente R$ 1 milhão para os quatro anos do curso, irá se somar ao valor para bolsas parciais já previstas pela Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-Rio, tornando as bolsas integrais. 

"O Departamento de Informática da PUC-Rio tem uma graduação de excelência e  muito demandada pelo mercado, mas o custo das mensalidades impede que muitos alunos bons sejam privados de cursar a graduação de seus sonhos.

Para esses alunos talentosos e extraordinários queremos dar um incentivo a mais, e a oportunidade de cursar Ciência da Computação com a bolsa integral. Isso é muito importante, especialmente hoje em dia, em que o mercado de trabalho brasileiro para profissionais em Informática e Ciência de Dados sofre um apagão de mão de obra qualificada”, afirma Markus Endler, diretor do Departamento de Informática.

Endler detalha ainda que uma das condições para a contribuição da Fundação Behring foi o aumento de vagas oferecidas. No Vestibular 2022, o número já subiu de 60 para 90, um aumento de 50%. “Essas bolsas são um chamariz para alunos talentosos, e também uma primeira ação de um movimento para aumentar a quantidade de alunos de graduação porque sabemos que o mercado precisa de profissionais qualificados nessa área”.

A Fundação Behring é uma fundação familiar sem fins lucrativos que busca apoiar pessoas e iniciativas sociais comprometidas em valorizar o potencial de jovens para transformação da sociedade. A Fundação prioriza o investimento nas novas gerações, assim como a garantia de suas oportunidades para o futuro na economia digital.

As bolsas se destinam, exclusivamente, aos oito melhores classificados na entrada do curso de Ciência da Computação e não podem ser transferidos para os próximos classificados além do 8º colocado, por exemplo, caso algum elegível à bolsa desista se matricular no curso. 

As condições para manutenção das bolsas seguem as diretrizes estipuladas pela PUC-Rio. Todos os alunos contemplados devem manter, semestralmente, um alto Coeficiente de Rendimento (CR) e cursar no mínimo 20 créditos. Além disso, os bolsistas deverão ter acompanhamento e aconselhamento profissional pela Fundação Behring ao longo do curso.

O Departamento de Informática da PUC-Rio, fundado em 1967, é pioneiro em Computação no Brasil e tem reconhecida excelência em ensino, pesquisa e inovação tecnológica em computação. No departamento, surgiram muitas teorias, algoritmos e tecnologias usados mundialmente. O curso foi especialmente projetado para a formação de líderes e profissionais capazes de solucionar problemas extremamente complexos e inovar frente aos grandes desafios da tecnologia.

As inscrições para o vestibular da PUC-Rio estão abertas até 19 de setembro e podem ser feitas no site da universidade.

Aguarde..