Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 19 de Agosto de 2022

GUERRA: Rússia e Ucrânia utilizam drones eficazes que fazem a diferença na guerra

Por Tribuna em 26/07/2022
GUERRA: Rússia e Ucrânia utilizam drones eficazes que fazem a diferença na guerra

Ambos os lados da guerra estão empregando drones militares desenvolvidos para propósitos específicos e também drones vendidos prontos para uso. O fato é que milhares de drones estão sendo usados ??na guerra da Ucrânia — para detectar posições do inimigo, lançar mísseis e fogo direto de artilharia

O principal drone militar da Ucrânia é o Bayraktar TB2, fabricado na Turquia. É do tamanho de um pequeno avião, tem câmeras a bordo e pode ser armado com bombas guiadas a laser. A Ucrânia começou a guerra com uma frota de "menos de 50" destes, diz Jack Watling, do think tank Royal United Services Institute (Rusi).

A Rússia usa principalmente o Orlan-10, "menor e mais básico", diz ele. "A Rússia começou a guerra com alguns milhares deles, e podem ter sobrado apenas algumas centenas." Esses drones também possuem câmeras e podem disparar mísseis.

Alvos destruídos a cada ataque preciso

Os drones de ambos os lados têm sido mais eficazes quando usados ??para encontrar alvos inimigos e guiar fogo de artilharia sobre eles.

"As forças russas podem direcionar suas armas contra o inimigo em apenas três a cinco minutos, com um drone Orlan-10 detectando um alvo", diz Watling. Sem eles, um ataque pode levar de 20 a 30 minutos para ser realizado, diz.

Martina Miron, pesquisadora de estudos de defesa do King's College London, diz que os drones permitiram que a Ucrânia ampliasse suas forças limitadas.

"Se você quisesse procurar posições inimigas no passado, teria que enviar unidades de forças especiais para fazer isso e poderia perder algumas tropas", diz ela. "Agora, tudo o que você está arriscando é um drone."

Da Editoria/BBC News/Imagem: Internet

Aguarde..