Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 28 de Maio de 2022

Gás de cozinha atinge maior preço dos últimos 20 anos, diz OSP

Por Tribuna em 06/10/2021
Gás de cozinha atinge maior preço dos últimos 20 anos, diz OSP

O preço do gás de cozinha atingiu a maior média mensal dos últimos 20 anos, de acordo com dados do monitor de preços do Observatório Social da Petrobras (OSP). O gás liquefeito de petróleo (GLP) está sendo vendido a R$ 98,7 o botijão.

O GLP sofre reajustes seguidos desde agosto de 2020. De acordo com o observatório, a alta no preço do gás de cozinha está relacionada à política de preço dos combustíveis da Petrobrás, a qual está alinhada ao preço de paridade de importação (PPI) desde 2016.


O monitor de preços da OSP leva em consideração o levantamento de preços de combustíveis Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O observatório reúne dados coletados a partir julho de 2001, os quais são transformados em valores reais deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A ferramenta também dispõe de dados do preço médio da gasolina por litro. De acordo com o observatório, o valor R$ 6,092 é o maior registrado no país desde fevereiro de 2003. Também é possível consultar dados sobre diesel, GNV e etanol.

O monitor de preços do Observatório Social da Petrobras (OSP) é uma entidade de pesquisa ligada à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), ao Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps) e ao Instituto Latino-Americano de Estudos Sócio-Econômicos (Ilaese). O objetivo do projeto é facilitar o acesso da população a escalada de preços dos combustíveis no contexto inflacionário. (Do Poder360)

Publicidade
Aguarde..