Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 14 de Agosto de 2022

Gabriel Boric é empossado como novo presidente do Chile

Por Tribuna em 12/03/2022
Gabriel Boric é empossado como novo presidente do Chile

Gabriel Boric tomou posse nesta sexta-feira (11/03) como presidente do Chile, recebendo o cargo do agora ex-presidente Sebastián Piñera em uma cerimônia no Congresso. Boric, de 36 anos, é o mandatário mais jovem da história do país.

Durante a cerimônia, após a transmissão da faixa presidencial, o gabinete de ministros de Boric, que tem maioria feminina, também foi empossado. "Estou profundamente orgulhoso desse gabinete, orgulhoso de que haja mais mulheres do que homens, isso graças ao movimento feminista", disse o novo presidente.

Na saída do Congresso, o mandatário disse estar "muito emocionado e com um grande sentido de responsabilidade". "Temos um grande dever diante do povo chileno e daremos nosso melhor para estamos à altura", afirmou.

O mandato de Boric dura quatro anos e vai até 2026. No Chile, não há possibilidade de reeleição imediata - porém, é permitido que, após um período de quatro anos fora do governo, haja uma nova candidatura.

Os primeiros compromissos de Boric foram às 8h30 (hora de Santiago, a mesma de Brasília), em um café da manhã com lideranças da cidade de Viña del Mar no palácio presidencial de verão de Cerro Castillo.

Por volta das 11h15, Boric e a agora primeira-dama, Irina Karamanos, foram em direção ao Congresso, na cidade de Valparaíso. 

Após a assunção ao cargo, Boric segue para Viña del Mar, onde irá almoçar com chefes de Estado convidados. Às 18h, o presidente desfilará pela avenida Libertador Bernardo O'Higgins em direção ao Palácio de la Moneda, sede do governo, onde será recepcionado pela Guarda do Palácio. (Do Ópera Mundi)

Aguarde..