Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 07 de Agosto de 2022

Existe racismo na fala de Edmundo?

Por Tribuna em 18/02/2022
Existe racismo na fala de Edmundo?

Sobre a polêmica envolvendo a opinião de Edmundo. Está em discussão uma análise de Edmundo, que desfilou seu virtuosismo nos gramados de futebol, hoje comentarista esportivo, sobre o futebol do jogador belga Lukaku centro avante do Chelsea e da seleção da Bélgica. Segudo Edmundo Lukaku tem pouca técnica e muita força física. Opinião que discordo, pois Lukaku joga de costas para o gol adversário, fazendo o que se chama de pivô, posição difícil, pois alem de força exige técnica para prender a bola, fazer o giro ou distribui la a companheiro melhor posicionado, mas isto é papo de futebol esporte onde cada brasileiro é um técnico por excelência.

 


Mas a polêmica foi instalada a partir de Renata Mendonça jornalista da Sport TV, que chama a atenção por suas contribuições em programas esportivos , além de sempre condenar casos notórios de racismo como de Daniel Alves, Gabigol etc. Mas sua opinião relativa a fala de Edmundo como racista, postura compartilhada por importantes integrantes do movimento negro, carece de fundamento.


Entendo a como um desperdício na  luta antirracista no Brasil, pois é uma polêmica que não agrega, ao contrário, afasta nao negros enquanto parceiros no combate ao racismo e as desigualdades raciais em nosso país. Segundo a visão exposta por Renata Mendonça o racismo tenta associar os negros futebolistas a pouca técnica e muita força física, o que não é verdade, vide Didi, melhor jogador da copa de 58, Garrincha o dono da copa de 62, Romario e Ronaldo nas copas de 94 e 2002 sem falar Pelé o grande rei do futebol,  acho uma forçação de barra, buscar generalizar a opinião de Edmundo sobre Lukaku como estigma que marque os negros no futebol.
Portanto não dispersemos nossa energia na luta contra o racismo no Brasil.

 

Édson Santos, Ex-Ministro da Igualdade Racial.

Aguarde..