Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 07 de Agosto de 2022

Ex-Reitor da UERJ defende papel de advogado na defesa da democracia do país

Por Tribuna em 07/06/2022
Ex-Reitor da UERJ defende papel de advogado na defesa da democracia do país

O jurista e ex-reitor da UERJ, Ricardo Lodi, participou do Ciclo de Palestras Jurídicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na manhã dessa segunda-feira, na sede da 8ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em São Gonçalo. Durante a palestra, que contou com a presença do  professor de Direito do Trabalho da Uerj, Ivan Garcia, do advogado Ricardo Menezes e da presidente da OAB-SG, Andrea da Silva Pereira,  Lodi defendeu o papel do advogado para a manutenção da democracia no Brasil, bem como para o desenvolvimento do interior do Estado do Rio de Janeiro.

"Advogados sempre tiveram presentes na luta pelo Estado Democrático de Direito, contra ditaduras e pela recuperação do nosso país. Por isso não podemos concordar com a fragilização dos princípios constitucionais processuais, como a ampla defesa e o juiz natural, garantias da democracia e da sobrevivência da advocacia", afirmou Lodi.

O ex-reitor lembrou também a necessidade de retomada do crescimento econômico do Estado do Rio, que vem passando por grave crise, tendo em vista a dependência direta do valor do petróleo no mercado internacional. " O regime de recuperação fiscal a que estamos submetidos é baseado na lógica seletiva que retira direitos dos mais pobres, responsável por aprofundar ainda mais  a instabilidade financeira e agravar o quadro de fome e miséria da população", conclui.

Aguarde..