Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 07 de Agosto de 2022

Entrevista com o Professor André Vocs 

Líder do.Projeto Voz Conservadora

Por Ralph Lichotti em 07/03/2022
Entrevista com o Professor André Vocs 

Como surgiu o André Vocs no cenário politico de Campos ?

Nada foi combinado, primeiro que nunca houve até então da minha entrar na política, ainda que sempre tive conhecimento da historia política literária por ser professor e sempre gostei de Geopolítica, porem nunca fiz parte de nenhum partido e apesar de conhecer algumas pessoas do meio politico da minha cidade, ate mesmo sempre estive envolvido com o ministério pastoral da minha antiga igreja, sempre tentei me colocar neutro para não trazer nenhum tipo de posicionamento como pastor.

Porque esse apelido ou complemento VOCS? ( Pronúncia VOQUIS )

Na verdade é uma sigla e eu criei porque pensei em fazer um projeto de “reflexão politica” em meio a Pandemia nas redes sociais e quer dizer VOZ CONSERVADORA. Em de 2020 além da Pandemia foi ano de eleição, e por volta de Junho e Julho tive esse insigth, e minha motivação era fazer com que candidatos mais a direita pudessem ter voz na cidade, Inclusive convidei um amigo que fazia parte comigo desse projeto, o Murilo, uma pessoa que tenho muito carinho.

Nossa imprensa local sempre teve um viés centro- esquerda, assim como a grande mídia e grande parte da imprensa no mundo devido ao establishment, iniciamos então o VOCS ( VOZ CONSERVADORA) e além do bate-papo que tínhamos, convidamos alguns candidatos mais a direita.

Houve um vídeo que viralizou nas redes sociais sobre o Lockdown, e você se mostrava extremamente indignado, nos conte um pouco como foi essa historia?

É verdade, inclusive fiquei sabendo que esse vídeo chegou na Europa. Bom, isso já foi em Janeiro de 2021, devido ao trabalho do projeto que eu já vinha desenvolvendo percebi que esse movimento (LOCKDOW ) tinha também haver com a politica, além de buscar mais recursos federais era perceptível que havia uma sabotagem da economia para abalar o governo federal , nada era por saúde e hoje isso esta mais claro ainda de tal formar que o governador do Rio caiu e também como pastor na minha congregação como outras e conversando com pastores havia muita gente com dificuldade e perdendo seus empregos, lojas fechando e toda aquela loucura.

Nesse dia eu estava na igreja, era uma sexta-feira e por volta das 21:00 hs eu recebi uma mensagem dizendo que o novo prefeito havia decretado novamente outro Lockdown, sendo que nas eleições ele (prefeito) fazia aglomerações e no dia da vitória dele foi uma loucura, e ai nesse mesmo momento lembrando de tudo isso eu não me segurei e fiz um vídeo falando umas verdades para prefeitos, vereadores e lideranças da cidade e isso foi quase que uma bomba e viralizou rápido, de tal forma que minha rede social começou chegar recados, e meu whatsapp também b, quando eu vi, nós já estávamos preparando uma manifestação em frente a prefeitura na segunda-feira, no sábado e domingo havia motos rodando pela cidade chamando as pessoas para a manifestação na segunda contra o LOCKDOW em frente a prefeitura.

Na segunda a prefeitura estava lotada e a maioria das pessoas me conheceram pessoalmente nesse dia. Nesse dia em diante acabei conhecendo um grande amigo que anda comigo e tem sido meu conselheiro , um cara extremamente inteligente e que nunca fez parte também da política.

O senhor falou antes que “ sempre como pastor tentou se colocar neutro” e continua pensado que se posicionar como pastor gera algum tipo de problema ?

Então, essa pergunta ela perfeita, porem a resposta é complexa , principalmente nos dias de hoje ela não pode ser superficial, quando fica na superficialidade talvez não ajude muito, ate porque, vivemos principalmente nesse tempo uma complexa engenharia social, quem leu e estudou por exemplo sobre a teoria critica da Escola de Frankfurt sabe que houveram métodos para uma nova construção de pensamento social.

Esse método educacional se reflete hoje de uma forma muito profunda e isso acaba colidindo com o pensamento cristão, e você tentar equilibrar isso dentro da igreja sendo pastor com novas mudanças culturais não é tão fácil.

Por isso eu entendo pastores e padres que estão exercendo seus ministérios e de alguma forma seus sermões estão com uma pitada dessa contra cultura. Citando um exemplo aqui onde nesse tempo ouvimos discursos como “reformulação de novas famílias” onde essa ideia se choca com princípios e valores das famílias tradicionais, são choques de ideias.

Vivemos um tempo de doutrinação escolar e nas universidades, por isso iniciei dizendo que é complexo caso queiram um dia me convidar para um debate como esse, irei com maior prazer.

Bom, agora parece que você se tornou uma nova alternativa de politico para Campos? O senhor confirma isso ?

Então, primeiro eu sou uma pessoa de muito pé no chão, ate por ser conservador antes de tomar algumas decisões eu reflito e oro, ate porque faz parte da minha disciplina e rotina de vida.

Devido todo esses acontecimentos, algumas coisas que também aconteceram na minha vida particular, sendo que em novembro do ano passado (2021) eu decidi entrar para vida politica, porem entrar para fazer parte dos mesmo eu não entraria.

Isso foi uma decisão pessoal, a politica tem sofrido uma mudança, uma evolução, e aqueles que não compreenderam ficaram para trás politicamente, sofrera com a marca do termo que sempre empregamos, o típico “politiqueiro”. Assim como a sociedade evolui, a politica esta inserida nela, e isso esta acontecendo nesse tempo.

Sendo assim quando tomei essa decisão orando, eu entendi que preciso ser diferente no meio dos iguais. Como disse que estamos nesse inicio, fazer parte desse inicio será talvez um dos meu maiores desafios e quanto ser uma nova alternativa politica, prefiro dizer que estamos em projeto maior que será de um novo ” grupo politico” de direita e conservador, já estou trabalhando isso com as pessoas que estão ao meu lado, esse é novo desafio. E olha que já vivi grandes desafios na minha vida.

Que desafios viveu ?

Na minha juventude sai de casa e fui morar em Manaus e eu tinha 19 anos, e a ideia era morar com meu irmão militar a quem eu tenho muito orgulho e com quem pude fortalecer valores e princípios como caráter, integridade, valores que sempre tive a partir dos meus pais.

E dali em diante fui aprender também com a vida, anos mais tarde me converti, fui para missões, morei em quatro países diferente inclusive a Índia, depois retornei me casei, tenho um casal de filhos lindos e fui pastor a 14 anos em uma igreja e ao mesmo tempo sendo professor, onde tenho formação em Teologia e Filosofia , também pós-graduado em docência, e nesse momento estou me preparando para iniciar Psicanalise, e agora participando da vida politica.

O senhor se coloca como pré-candidato estadual pelo Rio e tem algum partido?

Conversei sim com o PTB, porem ainda estamos nessa construção e recebi dois telefonemas para conversa com mais dois partidos, porem tudo ainda em conversa, sei que o tempo esta passando, mas tudo como sempre digo ( tem o tempo de DEUS ) Eclesiastes 3.

Eu não tenho dúvida alguma que ate aqui Deus preparou de alguma forma esse caminho, só estou sendo obediente, assim como ele me preparou para missões no passado, creio que essa é minha nova missão, porem só não tenho a resposta do porque a politica. Só ELE e talvez um dia eu compreenda.

Primeiro queremos agradece-lo pela entrevista e deixar aqui aberto para seus agradecimentos.

Desde já agradeço a oportunidade de poder falar um pouco da minha trajetória, primeiro por ser conservador e de direita, onde nesse tempo temos sido de alguma forma “abafado” e segundo poder ainda, talvez, de forma superficial passar um pouco desse momento que esta sendo tão importante para minha vida e de alguma forma poder, não sozinho, mudar o cenário politico de Campos, nossa cidade merece pessoas comprometidas em fazer o melhor e tenho certeza que vão aparecer outras também que pensem como nós e isso será um grande facilitador de mudança para nossa cidade, sempre digo que amo minha cidade, muito obrigado.

 

Aguarde..