Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 07 de Agosto de 2022

Entrevista com o ortopedista Dr. Norival Jr.

Por Tribuna em 03/08/2022
Entrevista com o ortopedista Dr. Norival Jr.

Apresentamos o pré-candidato a Deputado Estadual, Dr. Norival Jr., médico ortopedista, com atuação na região Sul Fluminense, pós-graduado em cirurgia de alta complexidade e pré-candidato a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Tribuna da Imprensa - Ano de eleições majoritárias e proporcionais, com disputa polarizada para Presidente da República, como o Sr. vê o quadro político nacional?

Dr. Norival Jr - Creio que essa polarização exagerada prejudica o diálogo político. Todos nós temos o direito de escolher nosso candidato. Essa é a democracia. Porém, os ânimos estão aflorados e com isso as pessoas se atentam menos para as propostas, enquanto se preocupam mais com bandeiras. Eu sinceramente ainda não decidi meu voto para presidente, mas seja quem for o vencedor, desejo sucesso em seu mandato e governabilidade, pelo bem do país.

Tribuna da Imprensa - Que avaliação o Sr. faz da situação econômica/financeira da região Sul Fluminense, especialmente considerando a necessidade de o Estado cumprir o Regime de Recuperação Fiscal?

Dr. Norival Jr - O interior do estado tem um potencial de crescimento muito grande, porém, é preciso vontade política para se desenvolver. Vou dar o exemplo da Região Sul Fluminense. Temos a BR-393 que corta Volta Redonda, Barra do Piraí, Vassouras... até Três Rios. É uma via de excelente acesso e que pode se tornar um corredor industrial, com incentivos fiscais para empresas se instalarem por ali através de políticas públicas.

Tribuna da Imprensa - O cenário dos serviços da saúde na região Sul Fluminense permite visão otimista para a próxima década?

Dr. Norival Jr - Uma situação semelhante a pergunta anterior. Se não houver políticas públicas para facilitar ou ampliar alguns serviços pelo SUS para a população do Estado do RJ, como o acesso às cirurgias de alta complexidade, por exemplo, eu acredito que não. Todo mundo tem um parente que já esteve, está ou conhece alguém que esteja na fila de espera por mais de um ano para a realização de cirurgias no joelho, coluna e etc. Essa é uma das principais bandeiras que pretendo levantar para o interior do estado, descentralizando os hospitais da capital e abrindo oportunidades para a população em geral e reduzindo a fila, inclusive para os moradores da região metropolitana.

Tribuna da Imprensa - Quais são os principais problemas existentes para o bom atendimento da população na especialidade Ortopedia na região Sul Fluminense?

Dr. Norival Jr - Novamente, acredito que a descentralização dos hospitais é essencial, credenciando novas unidades para ampliar esse atendimento. Temos profissionais e equipe médica em todo o estado. Falta investimento do Estado.

Tribuna da Imprensa - Na sua visão, qual a situação atual do acesso a cirurgias de alta complexidade no Estado do Rio de Janeiro? 

Dr. Norival Jr - É preciso intervenção política para desburocratização. Mais uma vez, dou como exemplo a região do Médio Paraíba: Volta Redonda tem o hospital regional Zilda Arns, superequipado e próximo a Via Dutra, com acesso fácil. Você sabia que essa unidade não tem permissão para a realização desse tipo de cirurgia? Existem hospitais tão bem estruturados quanto, mas por burocracia ou falta de investimentos básicos em profissionais ou equipamentos, não estão aptos para receber cirurgias de alta complexidade pelo SUS.

O que diminui as opções para a população e, por consequência, causa um aumento de filas de espera. Precisamos através da política agir firme para mudar esse cenário, abraçando essa causa.

Fotos de divulgação

Por Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Diretor do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

 

Leia ainda: Entrevista com Senador Carlos Portinho - Carreira política e história de vida

Entrevista com Fábio Queiróz, Presidente da Associação de Supermercados Estado do Rio de Janeiro

Entrevista com José Bonifácio prefeito de Cabo Frio

Entrevista com George Teixeira Pinheiro, Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)

Entrevista com o prefeito de Campos Wladimir Garotinho

Entrevista com o Promotor JOSE MARINHO PAULO JUNIOR (Especialista em Fundações)

Entrevista exclusiva com Sérgio Duarte - Presidente da Rio Indústria

Entrevista com professor Rafael Almada, Reitor reeleito do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ

Aguarde..