Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 03 de Julho de 2022

ELEIÇÕES: Garotinho quer abrir cisão entre União Brasil e Castro na corrida ao governo do Estado do Rio

Por Tribuna em 31/05/2022
ELEIÇÕES: Garotinho quer abrir cisão entre União Brasil e Castro na corrida ao governo do Estado do Rio

Apesar de resiliente, Garotinho parece ter enterrado sua carreira política para o executivo, quando fez a famosa greve de fome de 11 dias, iniciada após a veiculação em diversos órgãos de imprensa de reportagens apontando irregularidades.

Agora Garotinho, que iniciou sua carreira politica no PT, tendo sido eleito pelo PDT e PSB, se filia ao novo partido União Brasil e busca apoio de Bolsonaro para mais uma tentativa de ocupar o cargo de Governador do Estado do Rio de Janeiro, Garotinho repete a novela de 2018, num capítulo nada provável, de uma possível candidatura nas eleições deste ano.

Ocorre que o ex-governador foi hóspede em diversas prisões, três vezes presos entre novembro de 2016 e novembro de 2017, Garotinho teve a candidatura ao governo do Rio indeferida após contestação do Ministério Público Eleitoral (MPE) com base em uma condenação por ato doloso de improbidade administrativa com lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

Na oportunidade, o Tribunal Regional do Estado do Rio de Janeiro (TRE) considerou o ex-governador inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, declarando a inelegibilidade e a conseqüente condenação por improbidade num escândalo envolvendo mais de R$ 234,4 milhões desviados da Secretaria de Estado de Saúde.

Pré-candidato confirmou a pretensão de concorrer

Segundo fonte: Garotinho está se desgastando, e grandes nomes da Direção Estadual do União Brasil já não concordam com o dito na sua recente entrevista, onde o pré-candidato diiz "ter sido perseguido pelo Poder Judiciário" e afirmou que sua condenação já não é mais uma questão para preocupação.

Mas, todos sabem no Partido que, na verdade, a sua candidatura não é tão simples e pode vir a prejudicar toda a nominata, quando mal começa a pré-campanha já tendo que se defender ou pior atacar para se defender. Mesmo assim, Garotinho afirma ser uma pessoa com mais experiência, e que o Partido o considera uma melhor opção para governar o Estado.

As pendências judiciais são obstáculos a serem resolvidos antes de se tornar uma via possível. Outro fato muito negativo para a legenda, é que Garotinho parece muito confuso, e precisa primeiro decidir se acredita ou não no sistema eleitoral, já que divulgou em sua rede social as falas do Presidente Jair Bolsonaro, questionando a segurança das urnas eletrônicas.

Desfecho esperado

Concorrendo ou não, o União Brasil carrega nomes de peso como Waguinho, Deputadas Alana Passos e Clarissa, candidatas a estadual, e outros nomes tradicionais da política do Rio, como membros da família Brazão e a filha do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, Danielle Cunha, terá seu papel no cenário político das próximas eleições, e pelo visto, regado com o trator Garotinho que sempre traz o tom da denúncia, uma figura política rodeada de personalismo e polêmicas, e que abre sempre brecha para “fogo amigo”. Nada que não sai da memória do povo, como suas greves de fome e contenções à força em ambulâncias. A população do Rio de Janeiro não será um mero espectador no desenrolar dos próximos capítulos, prevendo o fim da história.  O melhor para nossa gente é o que todos desejam independedente da decisão que for tomada.

 

Partidos

PT (1980–1983)
PDT (1983–2000)
PSB (2001–2003)
PMDB (2003–2009)
PR (2009–2018)
PRP (2018–2019)
Patriota (2019)
PROS (2019–2022)
UNIÃO (2022–presente)

 

Da Editoria Por Tiago Passos /Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/16/politica/1479301617_8 01077.html/Imagem: Redes Sociais
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/05/preso-cinco-vezes-garotinho-diz-que-foi-perseguido-por-judiciario-e-ministerio-publico.shtml?origin=folha
https://oglobo.globo.com/politica/garotinho-paga-multa-de-419-mil-para-reaver-direitos-politicos-antes-da-eleicao-de-2022-254014982

Aguarde..