Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 30 de Junho de 2022

EcoNatal 2021 / Verão Limpo 2022 vem com grandes novidades, e expande para mais duas praias da Baía de Guanabara

Por Anna Maria Botelho Carrapito em 22/12/2021
EcoNatal 2021 / Verão Limpo 2022 vem com grandes novidades, e expande para mais duas praias da Baía de Guanabara

Pela manhã de sábado, dia 18, alguns voluntários participaram do evento EcoNatal - apesar da cidade estar em estado de alerta devido às chuvas de sexta-feira (véspera do evento).

A surpresa na praia Vermelha, com a presença de 10 mergulhadores que estavam comemorando “o dia do mergulhador”, foi marcada com a coleta do lixo submerso – além, é claro, de chamar a atenção de banhistas sobre a importância de não descartar materiais no nosso litoral – tais como baterias de carro, churrasqueiras, espetos, e outros itens muito encontrados no mar.

Em Copacabana, no Posto Seis, a galera da ASSERJ estava animada, e todos colaboraram com a coleta de resíduos na areia percebendo a importância da campanha do recolhimento dos microlixos locais, tais como: tampinhas, canudinhos, guimbas de cigarros (item mais encontrado mundialmente há 10 anos consecutivos, segundo a ONU), cacos de vidro, dentre outros. O pessoal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve conosco, na abertura da ação.

A presença do presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, reforça a necessidade da consciência em prol da diminuição do uso das sacolas plásticas nos supermercados e em lojas como farmácias, dentre outras. Por isso, apoiamos a nobre Campanha: Desplastifique Já!, e incentivamos o uso da sacola retornável. Os oceanos, certamente, agradecem!

Limpeza inédita na praia de São Bento, localizada na Ilha do Governador. Donos dos bares locais ficaram muito felizes com nossa iniciativa em levar um projeto de despoluição da Baía de Guanabara. Poucos voluntários estiveram presentes, mas muita eficiência foi comprovada! Ainda há muito o que ser feito!

Praia do Recreio dos Bandeirantes - nosso pessoal se reuniu no Posto 12, com a ajuda da Andrezza. Os voluntários foram implacáveis. Limpeza e conscientização gerais!

Em Ipanema, bairro conhecido como o “Berço do Surfe”, com o professor de educação física: Pelé da Praia, Fazendo a Diferença com a sua equipe!

Praia da Barra da Tijuca, no Pepê: nosso querido barraqueiro, Cesar; e Paulão do Windsurfe, junto ao coordenador, André, fizeram um lindo trabalho na limpeza; e ainda alertaram a banhistas e transeuntes sobre a importância da limpeza de praias no campeonato de futevôlei – que estava acontecendo nesta localidade.

Em São Gonçalo, na Praia das Pedrinhas, também aconteceu uma limpeza inédita feita pelo coordenador de voluntários, Sergio Bastos.

Destacamos que foram retiradas centenas de sacolas plásticas que estavam enterradas nas areias da Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo!

Fechando com chave de ouro, mesmo com chuva ou sol, o pessoal do Rio dos Macacos - Horto Natureza, Jardim Botânico, incansáveis, fizeram uma limpeza primordial no lendário rio dos macacos! Vale ressaltar que este rio possui grande importância para a cidade do Rio de Janeiro.

No total geral, foram 252 quilos de lixo coletados; envolvendo 71 voluntários!

Parabéns a todos!

Por: Anna Turano Carrapito

 

Aguarde..