Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 19 de Junho de 2021

Cidade paraibana é comandada por prefeita e 70% de secretariado feminino

O município de Duas Estradas tem se destacado por ser comandado por mulheres

Por Tribuna em 22/03/2021
Cidade paraibana é comandada por prefeita e 70% de secretariado feminino

O município de Duas Estradas, localizada na região do Brejo paraibano, tem se destacado por ter uma marca diferente da realidade estadual e nacional: ser comandado por mulheres, com prefeita, vice-prefeita e 70% do secretariado feminino. Apesar do sucesso administrativo, os desafios encarados pelas mulheres à frente de prefeituras não esbarram apenas nas questões financeiras e administrativas.  

O preconceito, a falta de oportunidades e a jornada, muitas vezes tripla, dificultam a participação delas na vida pública, como revela a prefeita Joyce Renally Felix Nunes. Hoje a Paraíba conta com 37 prefeitas, 16,4% de um total de 223 municípios. 

Para a Associação Paraibana da Advocacia Municipalista (Apam), a presença feminina na política é algo fundamental para o fortalecimento da democracia. “É preciso reconhecer que alguns avanços já foram conquistados nas últimas décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. Porém, no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado. Infelizmente ainda há dificuldade das mulheres serem eleitas e ocuparem cargos de tomada de decisões”, destacou Yasmin Buriti, advogada municipalista e membro da Comissão Municipalista da OAB/PB. 

Na administração de Duas Estradas, a prefeita Joyce destaca o apoio e parceria da vice-prefeita Maria do Céu Paulino da Nóbrega. Para ela, a presença da companheira de trabalho é fundamental na condução da administração municipal. “Ela sempre foi uma grande liderança no município, uma parceira de lutas e batalhas. Juntas, conseguimos conquistar muita coisa para o município que mudou muito, bem como o reconhecimento da população que nos elegeu com 64% das intenções de votos”, revelou. 

Para a prefeita Joyce, a administração pública feita por mulheres é pautada de uma maior empatia. O olhar para as mulheres e jovens também são reforçados em administrações femininas, a exemplo de Duas Estradas. Segundo a prefeita, o município prioriza ações que garantam o empoderamento feminino, através de cursos de capacitação e diversas outras ações.  

Imagem e texto/OGuedes.

 

Aguarde..