Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 03 de Julho de 2022

Castro entrega reforma do Complexo Esportivo da Rocinha e novo posto do Detran

Campo de grama sintética foi recuperado, e posto do Detran vai levar praticidade aos moradores do entorno

Por Tribuna em 19/06/2022
Castro entrega reforma do Complexo Esportivo da Rocinha e novo posto do Detran

 

O campo teve o gramado de grama sintética trocado e ganhou novos alambrados e iluminação (Foto: Ernesto Carriço)

O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta sexta-feira (17/06), as obras de recuperação no Complexo Esportivo da Rocinha e novos serviços aos moradores da comunidade na Zona Sul carioca, que passam a contar com um campo de futebol novo e um posto de atendimento do Detran. As obras dos equipamentos permitiram a ampliação dos atendimentos com abertura de turmas no período noturno.

A reforma do campo de futebol, que é gerenciado pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), passou pela troca de todo o gramado de grama sintética e também pela recuperação do alambrado, além da instalação da nova iluminação no local. A obra vai beneficiar os cerca de quatro mil praticantes de esportes, a maioria deles faz parte de times de futebol da Rocinha. O Governo investiu mais de R$ 160 mil na obra. 

Segundo o governador Cláudio Castro, entregar essas reformas no Complexo Esportivo da Rocinha mostra que o governo faz por todos do estado do Rio.

- Essa entrega é uma demanda antiga da população. Todas as vezes que o Estado esteve aqui dialogando, eles pediam as obras deste complexo. Agora, estamos entregando o campo, o posto do Detran e, em breve, entregaremos o aquecimento da piscina. Estamos mostrando que o Governo do Estado olha para as pessoas do asfalto, mas olha para as comunidades também - enfatizou o governador, que destacou a obra de contenção de encostas que será realizada na localidade conhecida como "Roupa Suja", no valor de R$ 130 milhões.

A ação terá como retorno principal a satisfação dos usuários e o desenvolvimento da atividade esportiva, como afirma o presidente da Suderj, Adriano Santos.

- Essa reforma era fundamental para a segurança e para o conforto dos moradores, especialmente dos nossos jovens. Estamos trabalhando duro e contribuindo para o bem comum - explicou Adriano.

O Complexo Esportivo da Rocinha oferece diversas práticas esportivas, todas de forma gratuita. Com aulas nos três turnos – manhã, tarde e noite – durante a semana, os alunos podem ter aulas de: natação, natação PCD, hidroginástica, hidroterapia, capoeira, futsal, futsal para surdos, futebol de 7, kickboxing, skate, bike, patins, yoga, basquete, taekwondo e tênis de mesa.

O governador Cláudio Castro, o senador Romário e os deputados Chiquinho da Mangueira, Max Lemos e Thiago Pampolha estiveram no evento e estrearam o novo gramado do campo ao lado dos alunos, que já estavam treinando no espaço.

Segundo o treinador dos jovens do programa Esporte Presente, Luciano Silva, os alunos estavam ansiosos para mostrarem suas habilidades no novo campo.

- Estamos muito felizes com essa reforma, pois estava precisando muito. Com a pandemia, os jovens da comunidade ficaram sem ter o que fazer e, agora, querem gastar energia e aprender - destacou.

Detran mais perto do morador da Rocinha

As obras incluem ainda a abertura de um novo posto do Detran.RJ para atendimento dos moradores da comunidade. A nova unidade do órgão vai oferecer emissão de carteiras de identidade e de habilitação. Serão dois pontos de atendimento para serviços de habilitação, incluindo um funcionário para colher fotografias e impressões digitais e dois pontos para serviços de identidade. De início, serão oferecidos 60 agendamentos diários para identificação civil e 60 para carteiras de habilitação.

- A Rocinha é uma cidade dentro da cidade. Aqui é cidadania na veia. Fico feliz de estar cumprindo um pouco mais do desafio que o governador me passou de atender melhor o cidadão e agora de atender essa grande população da Rocinha, que merece respeito e merece ser bem atendida pelo Governo do Estado - disse o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Durante as agendas na Rocinha, o governador Cláudio Castro também visitou a Cooperativa Rocinha Recicla, instalada no Complexo Esportivo. Em um mês, a cooperativa já reciclou mais de 20 toneladas de lixo. O centro de reciclagem, iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente, tem objetivo de gerar renda para moradores e diminuir o impacto ambiental na comunidade da Zona Sul

 

Aguarde..