Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 04 de Julho de 2022

Carteira digital:SUS já utiliza o CPF como único documento

Por Tribuna em 23/02/2022
Carteira digital:SUS já utiliza o CPF como único documento

O governo federal lançou na tarde de hoje a carteira digital de identidade nacional com base no CPF, o que irá facilitar a vida do cidadão brasileiro.

Segundo o deputado Júlio Lopes (Progressista), autor da lei n° 13.444 que tornou o CPF o único documento necessário para apresentação no (SUS), essa carteira é maior conquista do brasileiro, que agora ficará livre da obrigatoriedade de carregar na bolsa mais de 20 documentos para provar quem realmente é, fazendo com que ele possa se relacionar sem problema com o estado e com a sociedade, tornando a vida.  mais simples, menos burocrática e mais eficientes.

    - Fico particularmente feliz, e com todo o respeito, me considero o idealizador dessa iniciativa. Quando o ministro ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, publicou a portaria n°2236, que estabeleceu o uso do número de inscrição no Cadastro Único de Pessoas Físicas (CPF) como documento preferencial para a identificação de pessoas no Sistema Único de Saúde (SUS), foi um grande avanço para os milhares de cidadãos que precisam dos serviços dos SUS, acabando com a necessidade do segurado andar com mais de 20 documentos, fazendo com que a saúde pública e o cidadão que dela precisa, tenha um controle capaz de monitorar e acompanhar o tratamento, emissão de receitas, prescrições e distribuição de remédios, tornando mais transparente todo o processo - explicou.

    Júlio destacou ainda que em pesquisa realizada em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que cerca de 71,5% dos brasileiros, mais de 150 milhões de pessoas, são dependentes do SUS para algum tipo de tratamento.

Ele explicou também que além da vacinação, a realização de tratamentos e procedimentos médicos como transplante de órgãos e quimioterapia, são realizados pelos profissionais que ali atuam; isso sem falar nas doações feitas através de Bancos de Leite Humano e sangue.

Aguarde..