Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 04 de Julho de 2022

Campos: FCJOL e IFF realizam atividades pelo Dia da Consciência Negra até o dia 30

Por Tribuna em 21/11/2021
Campos: FCJOL e IFF realizam atividades pelo Dia da Consciência Negra até o dia 30

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), realizaram, em parceria, atividades pela passagem do Dia Nacional da Consciência Negra, na noite deste sábado (20), no Teatro Municipal Trianon. A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas e o reitor o IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, participaram da abertura da agenda.

“A parceria entre a FCJOL e o IFF, criada através de um Memorando de Entendimento, estabelecimento de relações colaborativas entre as duas instituições, assinado em 8 de julho deste ano, nos proporciona momentos especiais, como todos os que vivemos na noite deste 20 de novembro de 2021, com essa interessante a agenda de atividades”, observou a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

A primeira atividade foi a mesa “A Cultura Negra no combate ao racismo endêmico”, com mediação do advogado e pedagogo Rossini Reis. O encontro teve as participações do professor, cientista social e advogado, Ricardo da Silva Barbosa Junior; da arte-educadora e animadora cultural, Salvadora Cruz; da militante do movimento negro, diretora sindical e escritora, Conceição de Maria Rosa e da assistente social e mestra em políticas sociais, Tarianne Bertoza.

O show autoral com o Diogo Xavier, licenciando em música pelo IFFluminense, músico, compositor, arranjador e palhaço, encerrou a programação, com canções do primeiro EP do artista, em carreira solo, denominado “De Dentro”. A obra mescla MPB contemporânea e Indie Rock. O espetáculo levou boa música ao público que ocupava as cadeiras da Plateia Dom Américo.

O coordenador de Políticas Culturais e Diversidade do IFF, Jonas Defante Terra, coordenou o evento que contou com as presenças da diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu e da pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do IFF, Cátia Cristina Brito Viana. A ação do Novembro Negro 2021 do IFF, é promovida em parceria com os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), da instituição.

NOVEMBRO NEGRO – PROGRAMAÇÃO DA FCJOL
16 a 30 de novembro – Exposição “Nilo Peçanha - o primeiro presidente negro do Brasil”, no foyer do Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, das 10h até 16h, de segunda a sexta-feira

20 a 30 de novembro – das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira: “Culture, Campos - artesanato” no Palácio da Cultura. Artesãs e artesãos das Casas de Cultura na “Expo-visão do artesanato campista”, expondo artesanato afrodescendente.

20 a 30 de novembro – das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira: Exposição “Para além do escravismo”, foyer do Teatro Municipal Trianon. Painel com documentos do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho.

28 de novembro – às 19h30: Show “Vozes Negras” com Marcelo Benjá e Simone Pedro, no Teatro Municipal Trianon. Ingressos por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), compre aqui ;

30 de novembro – às 18h: “Desfile de Capulanas e Cangalhas” no Palácio da Cultura, com produção da Diretoria Executiva das Artes e Culturas da FCJOL. (Do Site da Prefeitura)

Aguarde..