Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 04 de Julho de 2022

Aumento de crianças na fronteira do México/EUA

Este aumento é devido à grande violência que assola o México, assim como os desastres naturais. 

Por Uiara Zagolin em 19/04/2021
Aumento de crianças na fronteira do México/EUA

O Departamento de Alfândega & Proteção de Fronteiras (CBP) dos EUA recolheu quase 19 mil crianças desacompanhadas, na fronteira com o México, em março deste ano. Essas travessias de menores desacompanhados estão aumentando e devem continuar durante vários meses, possivelmente chegando a 26 mil em setembro, informaram as autoridades locais.  Assim, o recorde anterior (maio 2019) de menores desacompanhados cruzando a fronteira foi de 11.475 crianças. 

Infelizmente, as travessias de fronteira têm aumentado muito desde abril de 2020. Este aumento é devido à grande violência que assola o México, assim como os desastres naturais. Ainda há a insegurança alimentar e a grande pobreza no México e também nos países do Triângulo Norte da América Central". E o aumento de crianças desacompanhadas também superlotou as instalações da fronteira e levou o governo Biden a convocar voluntários para ajudar a cuidar delas.  

Leia também: Estado de NY aprova legalização da maconha

O “turismo das vacinas”

Segundo um porta-voz do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado informou apenas que “o Governo dos EUA está comprometido com um processo migratório seguro, ordenado e humano”.  

Em outras palavras, essa política foi definida por uma série de ordens executivas promulgadas pelo presidente Biden no início de fevereiro. Entre elas, uma que busca especificamente reunir de 600 e 700 menores que foram separados de seus pais ao chegar aos EUA. 

Foto: Reprodução.

Uiara Zagolin - Jornalista, Colunista. Membro da Federação Brasileira de Colunistas Sociais; 

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Tribuna da Imprensa Digital e é de total responsabilidade de seus idealizadores. 

Aguarde..