Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 07 de Agosto de 2022

Anvisa aprova por unanimidade coquetel contra a covid-19

Esse mesmo coquetel foi liberado pela agência reguladora dos Estados Unidos após apresentar resultados positivos

Por Tribuna em 20/04/2021
Anvisa aprova por unanimidade coquetel contra a covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade na tarde dessa terça-feira (20), o uso de medicamentos contra a covid-19. Esse mesmo coquetel foi liberado pela agência reguladora dos Estados Unidos após apresentar resultados positivos em pacientes com sintomas leves e moderados de coronavírus. 

A Anvisa aprovou o uso do coquetel da farmacêutica Roche, formado por dois medicamentos, são eles o casirivimabe e imdevimabe para uso em pacientes que não apresentarem sintomas graves para o coronavírus, mas que podem ser de alto risco, como por exemplo em pacientes com quadro de diabetes, obesidade, com idade avançada ou em estado ambulatorial. 

Leia também: Pandemia: Governo e setor privado norte americano revelam que doaram US $ 76 milhões para combater Covid-19 no Brasil

Queiroga diz que 1,5 milhões de brasileiros perderam o prazo da segunda dose da vacina

Para a Anvisa os dados apresentados pela farmacêutica Roche: "dão suporte ao uso emergencial do produto e não se vislumbra um risco à saúde relacionado aos dados faltantes no momento". 

No entanto, a Anvisa alerta que os medicamentos não são indicados para pacientes em estado grave da doença: "Anticorpos monoclonais como casirivimabe e imdevimabe, podem estar associados a piora nos desfechos clínicos quando administrados em pacientes hospitalizados com COVID-19 que necessitam de suplementação de oxigênio de alto fluxo ou ventilação mecânica". 

O uso destes medicamentos está restrito aos hospitais e só podem ser utilizados sob prescrição médica.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Aguarde..