Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 19 de Agosto de 2022

ANI lamenta a morte do jornalista e seu Conselheiro Antonio José Barbosa (Toninho)

Por Ralph Lichotti em 30/06/2022
ANI lamenta a morte do jornalista e seu Conselheiro Antonio José Barbosa (Toninho)

É com enorme pesar que a Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI do Rio de Janeiro comunica a morte do seu Conselheiro e fundador, advogado trabalhista Antonio José Barbosa (Toninho), ocorrida na terça-feira, dia 28, aos 84 anos.

 

"Toninho deixa um legado exemplar para as gerações de advogados trabalhistas, cuja carreira é um exemplo para gerações. Atuante e combativo, nos fez orgulhosos. Pertencendo ao renomado rool do Conselho da ANI, e sendo o seu fundador, notabilizou-se por apoiar as causas humanísticas, da sociedade, pontuada na defesa dos jornalistas e advogados. Foi o primeiro presidente de subseção, a expor a I Mostra de Obras Fotográficas de Direitos Humanos da ANI, cuja exposição permaneceu em sua sede por 30 dias para visitação pública. Não foram poucas as vezes que trocamos ideias e falamos de projetos, sempre audaz e incentivador, ajudou a instituição ganhar impulso. Em nome dos jornalistas, solene declaramos luto oficial de três dias". Roberto Monteiro Pinho – Presidente.

Natural de Santa Maria Madalena, no interior do Estado do Rio de Janeiro, Antonio José se tornou um cidadão de Niterói, para morar e se dedicar a advocacia. Presidindo a Subseção da OAB Niterói foi aguerrido, lutando pela valorização da profissão. Deixa um legado para a classe desde quando presidiu a Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat).

Entre seus feitos, lançou o primeiro curso de peticionamento eletrônico do estado e a fundação da Escola de Inclusão Digital José Carlos Guimarães. Pilotou com esmero a capacitação de advogados, fundou e dirigiu a Escola Superior da Advocacia do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (Esat/RJ), e deu impulso a Escola Superior de Advocacia (ESA) em Niterói.

Promoveu a abertura de seis salas dos advogados (fóruns Trabalhista, Federal, Especial Federal, Estadual e de Pendotiba, outra para quem atua nas varas cíveis), idealizou e criou o Núcleo Atendimento à Mulher Vítima da Violência Doméstica e do projeto Saúde Itinerante.

A ANI transcreve e destaca nos anais de sua história, os feitos do brilhante e conceituado colega e assim condolente expressa solidariedade à família.


 

Aguarde..