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Alimentos da Dieta Cetogênica (II)

PALOMA RODRIGUES*

Por Tribuna em 06/08/2022
Alimentos da Dieta Cetogênica (II)

A dieta cetogênica é muito saborosa e a vantagem é que não se passa fome, pois as gorduras garantem grande saciedade. Para começar uma dieta cetogênica, é bom fazer um planejamento. Quanto menos você comer de carboidratos (menos de 15g por dia), mais rápido entrará na cetose, ou seja, o estado de performance e queima de gordura.

O que não comer na Dieta Cetogênica

– Grãos – farinha, nem integral, nem normal. Tudo o que é feito de farinha, como bolos, macarrão, pães, pizza, biscoitos etc.

– Açúcar – Mel, açúcar de coco, açúcar mascavo, demerara e açúcar light também são açúcar e não devem ser consumidos, além do mel, agave, xarope de milho, açúcar mascavo.

– Frutas – maçã, banana, uva, laranja. As frutas são em geral ricas em carboidratos (por causa do açúcar natural que elas contêm, a frutose). Se precisa emagrecer, tente passar os primeiros quinze dias sem frutas e vá inserindo depois em pouca quantidade. O quanto você precisa perder de peso é um fator determinante para adequar o consumo de frutas.

– Tubérculos – batata, inhame, aipim.

– Arroz (integral ou não) e quinoa não devem ser consumidos por quem deseja perder peso.

O Que Comer na Dieta Cetogênica

– Carnes – peixe, carne de vaca, de cordeiro, aves, etc.

– Ovos – são incrivelmente práticos. Cozidos, fritos, mexidos. Você pode comer ovos cozidos de lanche, na salada, na sopa ou em um cozido. Ter sempre ovinhos de codorna em conserva na geladeira ajuda a petiscar. Você pode fazer 2 ovos com queijo no café da manhã, consumir ovos no almoço e jantar também.

– Vegetais – brócolis, couve-flor, cenoura, beterraba, abóbora, todos os vegetais de cor verde escura e folhas.

– Laticínios – manteiga, iogurte integral sem lactose, queijos sem lactose, etc.

– Oleaginosas – castanha do caju, do Brasil, macadâmia, avelã, semente de girassol, etc.

– Frutas – abacate, framboesa, mirtilo, amora, limão, morango, kiwi, são as que têm menos carboidratos.

– Adoçantes – stevia, xilitol, sucralose.

– Gorduras – Azeite de oliva e manteiga. Para alimentos onde é necessário muito calor, como fritar carne ou refogar vegetais, a manteiga é mais indicada. Azeite é ótimo para saladas e para acrescentar à comida quente. A banha pode ser consumida. Óleo de coco e outros como o de abacate são bem mais caros, mas a dieta cetogênica funciona com gorduras mais acessíveis como a manteiga e o azeite. (Imagem: Internet).

Imagem incorporada  PALOMA RODRIGUES - Digital Analys influencer, Nutricionista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO, jornalista e diretora de Finanças da associação Nacional e internacional de Imprensa - ANI. 

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