Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 28 de Maio de 2022

Alerj publica lei que acaba com vistorias de segurança no Detran-RJ

Inspeção passará a ser realizada via abordagens de fiscais de trânsito

Por Tribuna em 04/03/2022
Alerj publica lei que acaba com vistorias de segurança no Detran-RJ

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (04), a Lei 9584/22, que extingue as vistorias de segurança veicular e controle de emissão de gases poluentes e ruídos realizadas pelo Detran/RJ. A partir de agora, a inspeção passará a ser realizada mediante abordagens por fiscais de trânsito dos órgãos competentes do Estado.

A iniciativa, de autoria dos deputados Anderson Moraes (PSL) e Renato Zaca (PTB), vale para veículos de transporte escolar, de carga, de transporte coletivo e rodoviários de passageiros. A inspeção ambiental será realizada por meio de equipamento eletrônico de aferição de gases poluentes e ruídos. Já o licenciamento anual será feito pela internet.

"Essa lei representa desburocratização das vistorias e diminui os custos do proprietário do veículo. Alguns estados já fazem a fiscalização de maneira aleatória por fiscais ou empresas habilitadas, o que mostra que é possível a implementação no Rio de Janeiro para maior comodidade dos motoristas”, afirmou Renato Zaca.

A vistoria anual para retirada do documento só será obrigatória quando os veículos tiverem cinco anos de uso a contar da data da nota fiscal. Para Anderson Moraes, a lei vai contribuir para favorecer o transporte legal e empresas do setor.

“Esses veículos já passam por vistorias em outros órgãos. Esses processos, que têm custo, acabam afastando muitas empresas do exercício de suas funções diárias, acarretando prejuízos que, agora, serão evitados", destacou o deputado.

Publicidade

Comentários

  • Vai começar o caça níquel, teria é que ter fiscais para fiscalizar os fiscais. Esperamos não ter covardia contra trabalhadores que precisam levar o pão de cada dia para casa
    Marcelo
    05/03/2022
  • Desburocratização aonde se vamos ter que voltar a fazer vistoria anual. Esse estado do RJ é uma vergonha. Esperamos que o governador vete, ou não terá nossos votos assim como esses deputados que aprovaram essa lei vergonhosa!
    Luciano Ferreira maiworm
    05/03/2022
  • O trânsito já é uma porcaria, agora imagina esses caras dando blitz atrás de dinheiro procurando chifre em cabeça de cavalo, porque eles não se preocupam se tão atrapalhando o trânsito, tu ver blitz aí na rua sem nem um sentido!!!
    Ismael
    06/03/2022
  • Agora a rapaziada do cone vai fazer a festa.
    Bid
    06/03/2022
  • Quem vai fiscalizar os fiscais, os aparelhos, a blitz ? Deixem isso a cargo do Detran,
    Carlão
    06/03/2022
  • agora quem irá conferir se o veículo é clonado,pois a vistoria era uma segurança a mais ficaremos sujeito a caír no golpe do veículo clonado.
    Roberto
    07/03/2022
Aguarde..