Informação, publicidade e prestação de serviços a comunidade | 27 de Maio de 2022

Agora é Lei: Feijoada da Tia Surica é patrimônio histórico e cultural do Estado

FEIJOADA DA TIA SURICA É PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Por Tribuna em 17/11/2021
Agora é Lei: Feijoada da Tia Surica é patrimônio histórico e cultural do Estado

 A partir de hoje a feijoada de Ivanette Ferreira Barcellos, mais conhecida como "Tia Surica", é considerada Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro. Isso é o que determina a lei n°  9459, de autoria do deputado Dionísio Lins(Progressista), sancionada hoje pelo governador em exercício André Ceciliano.

De acordo com o parlamentar, a feijoada tornou-se ponto de encontro de sambistas, autoridades e de verdeiros adoradores do feijão, onde nas rodas eram debatidos desde a quantidade de carne seca colocada no feijão, até os problemas que afligem a cidade.

 - Durante esses 17 anos de existência já foram servidos mais de 2 milhões de prato durante os encontros realizados na quadra da Portela, escola da qual sou benemérito - explicou.

A tradição da feijoada começou com Tia Vicentina, uma das matriarcas da escola. Já em 2003, Tia Surica lançou seu primeiro CD onde reuniu parte da elite de compositores da Portela, como Monarco, Chico Santana e Maniceia, que depois se reuniam na casa de Tia Surica, ou cafofo como era mais conhecido, para apreciarem um bom feijão.

Publicidade
Aguarde..